Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1323
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Fátimapor
dc.contributor.authorSousa, Carla Maria Pereira depor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:38:19Z-
dc.date.available2011-04-19T13:38:19Z-
dc.date.issued2008por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1323-
dc.descriptionMestrado em Educação em Línguas no 1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractEste trabalho de investigação intitula-se Os contos de Fadas como uma estratégia para a aprendizagem da leitura, pois surgiu a necessidade em analisar as diversas fases desse mágico encontro entre a criança, o conto de fadas e a leitura. O objectivo principal é verificar qual a importância dos contos de fadas no desenvolvimento da leitura, ao mesmo tempo que se tenta compreender o seu impacto para uma comunicação emotiva, a sua revelação como elemento constitutivo da património cultural, pois sendo os contos de fadas um veículo de sonhos vão, consequentemente, ajudar na compreensão de mensagens orais relacionadas com diversas situações do quotidiano. O Universo estudado é extraído dos alunos da Escola do Primeiro Ciclo de Mira, a amostra escolhida foram os alunos do segundo ano desta escola. Para a análise de dados, optou-se pela utilização de técnicas qualitativas simples, tais como: percentagens, tabelas e gráficos, etc. Com este trabalho, usando os contos de fadas como motivação para a leitura, segundo diferentes estratégias utilizadas, verificou-se que é possível despertar os alunos para o mundo fascinante da leitura. Os dados revelaram que os contos de fadas são extremamente importantes na aprendizagem da leitura, pois conseguem motivar as crianças para as aprendizagens a testar. Eles proporcionam às crianças prazer e entretenimento. E mesmo as cores, letras, imagens dos mais diversos contos de fadas parecem apelar aos principais sentidos que importa estimular na infância o mundo mágico dos contos de fadas onde a criança pode ir buscar conceitos e vivências, úteis para a sua integração, sem descurar as suas capacidades cognitivas. ABSTRACT: This investigation is about Os Contos de Fadas como uma estratégia para a aprendizagem da leitura, there was a need of analysing the different stages of that magical meeting between the child, the fairytale and the reading. The main goal is observing how important are the fairytales in the reading development, at the same time we try to understand his impact in the emotive communication , his revelation as a constitutive element of a cultural heritage, because the tales, as a dream way, help in the comprehension oral messages related with the different daily situations. This study was made in the primary school of Mira and the choosen sample was collected on the second year`students. In the analysis, we used the simple qualitative tecnics, such as: percentage, tables and graphes... In this investigation, using the fairytales as a reading lecture and using different strategies, we observed that it is possible to arouse children to the fascinating world of reading, because they motivate them. They give to the children pleasure, enterteinment. The colours, the images seem to appeal to the main senses that we have to stimulate in the childwood. A child can find concepts and experiences useful to his/her integration, without leaving his/her cognitive skills.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000218667por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAprendizagem da leiturapor
dc.subjectDesenvolvimento das criançaspor
dc.subjectEnsino básico 1º ciclopor
dc.subjectContos de fadaspor
dc.titleContos de fadas como uma estratégia para a aprendizagem da leiturapor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008001235.pdf3.62 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.