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dc.contributor.advisorPereira, Maria Luisa Álvarespor
dc.contributor.advisorFragateiro, Carlos Manuel Branco Nogueirapor
dc.contributor.authorSilva, Ana Manuela Poças Fernandes dapor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:38:18Z-
dc.date.available2011-04-19T13:38:18Z-
dc.date.issued2007por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1320-
dc.descriptionMestrado em Educação em Línguas no 1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractNeste trabalho pretendemos investigar a temática das oficinas de escrita de texto dramático. Para tal, observámos três oficinas de escrita e realizámos entrevistas a animadores de oficinas com o intuito de analisar e discutir o perfil dos animadores, a estrutura de cada oficina, a interacção possível entre escrita e teatro, bem como, inferir acerca da reconceptualização do ensino da escrita através da implementação das oficinas na escola. Assim, os perfis dos animadores entrevistados são muito distintos entre si, quer em termos de percursos pessoais enquanto escreventes quer ao nível de animação de oficinas. Para definirmos o perfil dos animadores contemplamos ainda as concepções que estes possuem em relação à escrita, ao teatro e às oficinas de escrita e verificámos a grande coerência existente entre as suas concepções e a forma como cada um conduz a oficina. As oficinas são bastante diferentes relativamente às actividades realizadas e ao modo como os animadores as orientam, contudo, conseguimos distinguir quatro partes fundamentais: actividade introdutória; exercício(s) de escrita; leitura dos textos produzidos e actividade final. Quanto à interacção da escrita e do teatro em oficinas, verificamos várias situações: exercício da escrita com posterior exercício teatral; criação teatral como motivação para escrever; a leitura expressiva do texto e a expressão teatral por si só, sem vínculo à escrita. Este trabalho pretendeu, ainda, anotar alguns aspectos importantes que as oficinas contemplam e que podem ser úteis para a didáctica da escrita. Concluímos que as oficinas podem desbloquear a escrita dos participantes, dando-lhes mais ferramentas para escreverem favorecendo a escrita de vários tipos de texto, num ambiente lúdico e intimista. No entanto, nas oficinas observadas, não foi dada muita importância à reflexão e à reescrita dos textos. ABSTRACT: In this work our aim is to investigate the thematic of the workshops on dramatical writing. We observed three workshops on writing and we interviewed three entertainers in order to analyse and discuss their profiles, each workshop structure, the possible interaction between writing and theatre, as well as inferring on the changing of the concept of the teaching of writing through the implementation of workshops at school. The entertainers’ profiles are very different among them, in terms of their personal paths as writers and also at the level of workshops entertainers. In order to define their profiles we focused on their concepts on writing, theatre and writing workshops and we verified that there is a great consistence between their concepts and the way they guide their workshops. The workshops are very different in terms of the chosen activities and the way entertainers guide them. In spite of their difference, we were able to distinguish four main parts: the introductory activity, the exercise(s) on writing; the reading of the produced texts and the final activity. In terms of the interaction between writing and theatre, we viewed several situations: writing exercises followed by a theatre exercise; theatre creation as motivation to write; expressive reading of the text and the expression of the theatre by its own, without any relation to writing. This work aimed also to point out some important aspects which workshops contemplate and that may be useful to the didactics of writing. We concluded that workshops can unblock writing on the participants, giving them more tools to write, favouring the writing of many types of text, in a playful, intimate environment. However there was given no much importance to reflection and the rewriting of the texts.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000219064por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino de línguaspor
dc.subjectAprendizagem da leiturapor
dc.subjectAprendizagem da escritapor
dc.subjectActividades extra-escolarespor
dc.subjectDesenvolvimento das criançaspor
dc.titleEscrever em oficinas de texto dramático : estudo de casospor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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