Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/1319
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sousa, Maria Fernanda Ribeiro Botelho de | por |
dc.contributor.author | Melo, Paula Alexandra Correia de | por |
dc.coverage.spatial | Aveiro | por |
dc.date.accessioned | 2011-04-19T13:38:17Z | - |
dc.date.available | 2011-04-19T13:38:17Z | - |
dc.date.issued | 2008 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/1319 | - |
dc.description | Mestrado em Didáctica de Línguas | por |
dc.description.abstract | Este estudo teve como finalidade identificar e compreender as possíveis relações e interferências da afectividade presentes nas interacções verbais, na aprendizagem da leitura e da escrita no primeiro ano de escolaridade. A presente dissertação está estruturada em três partes. A primeira parte apresenta o enquadramento teórico de referência ao desenvolvimento do estudo, debatendo-se três temas essenciais: a comunicação em sala de aula, a aprendizagem da leitura e da escrita, e a relação afectividade e aprendizagem. A segunda parte apresenta a metodologia de investigação adoptada, que se insere no âmbito do paradigma interpretativo, assumindo as características de uma investigação qualitativa, em que se adoptou uma abordagem etnográfica na constituição, recolha e análise dos dois corpora estudados. A terceira parte apresenta a descrição, interpretação e análise dos dados recolhidos nas dez aulas observadas e transcritas, focalizando-se nas marcas de afectividade presentes na interacção verbal professor-aluno, através de marcas avaliativas, apreciativas, de concordância e de discordância, de partilha de poder e de total poder, de proximidade e de distanciamento. Foram analisadas de igual modo as marcas de afectividade presentes na linguagem verbal, não-verbal e paraverbal na interacção dos professores com os seus alunos. As conclusões do estudo apontam as implicações da afectividade no ensino da leitura e da escrita, considerando que o comportamento afectivo do professor, na sua relação com os alunos, determina o papel da afectividade no processo de ensino-aprendizagem. ABSTRACT: The aim of this study was to identify and understand the possible connections and interferences of affect that appear in the verbal interactions on the learning of reading and writing in the first grade. This dissertation is structured in three parts. The first one presents the theoretical basis for the development of this study, bearing in mind three essential themes: classroom communication, the learning of reading and writing and the relationship between affect and learning. The second part presents the investigation method used in this work: interpretative paradigm with a qualitative investigation towards an ethnographic approach in the building up, gathering and analysis of the two studied corpora. The third part describes, explains and analyses all the data assembled in the ten observed and transcript classes, focusing how affect is present in the teacher-pupil interaction, through evaluating marks, as well as assertiveness, agreeing and disagreeing, power sharing and total power, proximity and distance. All the marks of affect in the verbal, nonverbal and paraverbal language between teacher and pupil were analyzed, as well. The conclusions of the study show that affect plays its role in the way how the processes of writing and reading are taught, bearing in mind that the teacher’s behaviour towards the students is essential in the teaching-learning process. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | por |
dc.relation.uri | http://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000219193 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Didáctica das línguas | por |
dc.subject | Ensino da língua materna | por |
dc.subject | Aprendizagem da leitura | por |
dc.subject | Aprendizagem da escrita | por |
dc.subject | Comunicação na aula | por |
dc.title | Afectividade e aprendizagem da leitura e da escrita | por |
dc.type | masterThesis | por |
thesis.degree.level | Mestrado | por |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | por |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2008001009.pdf | 15.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.