Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13175
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Luísa Álvarespt
dc.contributor.authorRamos, Alexandra Margarida da Costapt
dc.date.accessioned2015-01-19T15:23:46Z-
dc.date.available2015-01-19T15:23:46Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/13175-
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractO presente trabalho resulta da concretização de uma sequência de ensino operada com alunos do 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, através da qual se propôs a construção da aprendizagem da escrita de textos informativos. Em termos gerais, com o desenvolvimento da sequência, pretendeu-se analisar de que forma os alunos, dispostos em pares, realizaram a tarefa de (re)escrita conjunta de um texto informativo, tendo por base as respetivas produções individuais e, ainda, de que forma essa tarefa contribuiu para a melhoria da coesão textual. Para tal, fez-se o levantamento, em todos os textos produzidos, de alguns indicadores de coesão, de modo a comparar os textos iniciais (individuais) com os textos resultantes do processo de (re)escrita colaborativa. Os resultados obtidos indicam que, beneficiando da dinâmica de reflexão associada à tarefa de (re)escrita colaborativa, os pares construíram, de facto, textos mais coesos.pt
dc.description.abstractThis paper results from the implementation of a teaching sequence operated with students from the 3.th grade of Primary School, through which proposed the construction of learning the writing informational texts. In general terms, with the development of the sequence, we sought to examine how students, arranged in pairs, performed the task of joint (re)writing an informational text based on the respective individual productions, and also, how that task contributed to the improvement of textual cohesion. To this end, the survey was made, in all texts produced, in several indicators of cohesion, in order to compare the early texts (individual) with the texts resulting from the collaborative (re)writing process. The results indicate that, benefiting from the dynamic of reflection associated with the task of collaborative (re)writing, pairs built, in fact, more cohesive texts.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da escritapt
dc.subjectEnsino básico 1º ciclopt
dc.subjectTextos informativospt
dc.subjectCoesão (Linguística)pt
dc.subjectReescrita colaborativapt
dc.subjectEstratégias da aprendizagempt
dc.subject.other(re)escrita colaborativapt
dc.subject.otherreflexãopt
dc.subject.othersequência de ensinopt
dc.subject.othertexto informativopt
dc.subject.othercoesãopt
dc.titleO processo de escrita de textos informativos por alunos do 3º anopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201561620-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
o processo de escrita de textos informativos por alunos 3 ano.pdf1.76 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.