Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13135
Title: A Web 2.0 e a escrita no 3º ciclo do ensino básico: a utilização do blogue
Author: Ferreira, José Manuel da Costa
Advisor: Barbeiro, Luís Filipe
Pereira, Luísa Álvares
Keywords: Multimédia em educação
Internet
Blogues
Estratégias da aprendizagem
Ensino da escrita - Ensino básico 3º ciclo
Ensino multimédia
Web 2.0
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A crescente dinamização de blogues no contexto escolar português, resultante das mais-valias e dos respetivos incentivos à utilização de ferramentas tecnológicas da Web 2.0, assumiu uma prática frequente a partir dos inícios do século XXI. Uma rápida pesquisa na Internet permite-nos verificar um número considerável de blogues usados na lecionação do Português, bem como uma diversidade no que diz respeito a propósitos e finalidades de utilização. Com a nossa investigação pretendemos estudar de que forma se processa o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa/Português em alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), através do recurso a esta ferramenta, colocando o foco de análise no domínio da escrita. Procuramos percecionar as motivações e as dinâmicas privilegiadas e recorrentes na utilização pedagógica dos blogues no âmbito do ensino-aprendizagem da escrita a alunos do 3.º CEB. O nosso percurso de investigação foi delineado de acordo com duas fases de atuação. Numa primeira, fizemos um levantamento de “blogues estratégia” associados à prática docente da disciplina de Português no 3.º CEB, optando, nesta etapa, por uma análise quantitativa. A pesquisa e o contacto mais aprofundado que fomos fazendo conduziram-nos à definição de critérios de seleção e à construção e reformulação de uma grelha de identificação e caracterização geral dos blogues, que nos orientou nesta recolha. Elaborámos e aplicámos também um questionário a professores dinamizadores de blogues no âmbito do nosso trabalho que permitiu o alargamento do nosso corpus documental, bem como definir outros elementos para posterior análise. Tendo em conta a diversidade de objetivos e finalidades, muitas vezes referidos nos próprios blogues, optámos por definir três categorias, de forma a favorecer a recolha e a amostra no âmbito no nosso trabalho, designadamente “Blogue Cartolina", “Blogue Turma” e “Blogue Projeto”. Numa segunda fase, e depois da seleção dos posts no âmbito do ensinoaprendizagem da escrita que fazem parte da nossa base documental, partimos para uma análise mais aprofundada do conteúdo publicado. Para tal, elaborámos uma segunda grelha com indicadores para recolha de dados, tendo definido quatro práticas de escrita (Divulgação, Solicitação, Reformulação e Partilha), e uma terceira grelha, com tipos de interação, para uma análise da participação através de comentários que se desencadeia a partir das publicações. No fundo, o nosso propósito consistiu em aferir a organização e as dinâmicas de funcionamento dos “blogues estratégia” ligados ao ensino-aprendizagem da escrita do 3.º Ciclo do Ensino Básico e, neste sentido, percecionarmos de que forma estas funcionalidades tecnológicas poderão contribuir para o desenvolvimento da escrita junto dos alunos.
The increasing dynamism of blogs within the Portuguese school context, as a result of achievements and incentives due to the use of Web 2.0 tools, is seen as a common practice from the beginning of the 21st century. A quick search on the Internet allows us to attest the number of blogs used in Portuguese language teaching, as well as to observe a wide diversity regarding the aims and purposes of their use. With our research we aim to study how effective this tool can be in the teaching/learning processes of Portuguese language during the 3rd Cycle of schooling. The focus will be placed on writing practice skills. We seek to understand recurring pedagogical motivations and dynamics underlying the students’ use of blogs. Our investigation path was designed according to two phases. First, we listed the number of strategy blogs that were linked to the teaching practice of Portuguese during the 3rd Cycle of schooling. In this phase we opted for a quantitative analysis. Research and further contact with this area allowed us to define criteria selection and to ponder on the construction and redesign of an identification and characterization of general blogs grid, which guided us in future corpus selection. We also elaborated and applied a questionnaire to teachers who used blogs. This has enabled us to enlarge the extension of our documental corpus, and define other elements for further analysis. Given the diversity of goals and purposes, often referred to in blogs, we have decided to define three categories in order to facilitate data collection, namely "Cardboard Blog ", "Class Blog" and "Project Blog". In the second phase, and after the selection of posts on writing teaching and learning, which are part of our documental base, we furthered our analysis of the published contents. In order to do so, we prepared a second grid with data collection indicators, defining four writing practice skills (Dissemination Request, Reformulation and Sharing), and a third grid, with interaction types, for collaboration analysis through comments triggered by the published material. Basically, our purpose was to assess the organization and dynamics of running “blogs strategy” linked to teaching/learning writing skills during the 3rd Cycle of schooling in Portugal. Moreover, we also aimed at giving an insight of how these features may contribute to the technological development of teaching/learning writing skills.
Description: Doutoramento em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/13135
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
a web 2.0 e a escrita no 3 ciclo do ensino basico.pdf13.27 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.