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http://hdl.handle.net/10773/13135
Title: | A Web 2.0 e a escrita no 3º ciclo do ensino básico: a utilização do blogue |
Author: | Ferreira, José Manuel da Costa |
Advisor: | Barbeiro, Luís Filipe Pereira, Luísa Álvares |
Keywords: | Multimédia em educação Internet Blogues Estratégias da aprendizagem Ensino da escrita - Ensino básico 3º ciclo Ensino multimédia Web 2.0 |
Defense Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A crescente dinamização de blogues no contexto escolar português, resultante
das mais-valias e dos respetivos incentivos à utilização de ferramentas
tecnológicas da Web 2.0, assumiu uma prática frequente a partir dos inícios do
século XXI. Uma rápida pesquisa na Internet permite-nos verificar um número
considerável de blogues usados na lecionação do Português, bem como uma
diversidade no que diz respeito a propósitos e finalidades de utilização.
Com a nossa investigação pretendemos estudar de que forma se processa o
ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa/Português em alunos do 3.º Ciclo
do Ensino Básico (CEB), através do recurso a esta ferramenta, colocando o
foco de análise no domínio da escrita. Procuramos percecionar as motivações
e as dinâmicas privilegiadas e recorrentes na utilização pedagógica dos
blogues no âmbito do ensino-aprendizagem da escrita a alunos do 3.º CEB.
O nosso percurso de investigação foi delineado de acordo com duas fases de
atuação. Numa primeira, fizemos um levantamento de “blogues estratégia”
associados à prática docente da disciplina de Português no 3.º CEB, optando,
nesta etapa, por uma análise quantitativa. A pesquisa e o contacto mais
aprofundado que fomos fazendo conduziram-nos à definição de critérios de
seleção e à construção e reformulação de uma grelha de identificação e
caracterização geral dos blogues, que nos orientou nesta recolha. Elaborámos
e aplicámos também um questionário a professores dinamizadores de blogues
no âmbito do nosso trabalho que permitiu o alargamento do nosso corpus
documental, bem como definir outros elementos para posterior análise. Tendo
em conta a diversidade de objetivos e finalidades, muitas vezes referidos nos
próprios blogues, optámos por definir três categorias, de forma a favorecer a
recolha e a amostra no âmbito no nosso trabalho, designadamente “Blogue
Cartolina", “Blogue Turma” e “Blogue Projeto”.
Numa segunda fase, e depois da seleção dos posts no âmbito do ensinoaprendizagem
da escrita que fazem parte da nossa base documental, partimos
para uma análise mais aprofundada do conteúdo publicado. Para tal,
elaborámos uma segunda grelha com indicadores para recolha de dados,
tendo definido quatro práticas de escrita (Divulgação, Solicitação,
Reformulação e Partilha), e uma terceira grelha, com tipos de interação, para
uma análise da participação através de comentários que se desencadeia a
partir das publicações.
No fundo, o nosso propósito consistiu em aferir a organização e as dinâmicas
de funcionamento dos “blogues estratégia” ligados ao ensino-aprendizagem da
escrita do 3.º Ciclo do Ensino Básico e, neste sentido, percecionarmos de que
forma estas funcionalidades tecnológicas poderão contribuir para o
desenvolvimento da escrita junto dos alunos. The increasing dynamism of blogs within the Portuguese school context, as a result of achievements and incentives due to the use of Web 2.0 tools, is seen as a common practice from the beginning of the 21st century. A quick search on the Internet allows us to attest the number of blogs used in Portuguese language teaching, as well as to observe a wide diversity regarding the aims and purposes of their use. With our research we aim to study how effective this tool can be in the teaching/learning processes of Portuguese language during the 3rd Cycle of schooling. The focus will be placed on writing practice skills. We seek to understand recurring pedagogical motivations and dynamics underlying the students’ use of blogs. Our investigation path was designed according to two phases. First, we listed the number of strategy blogs that were linked to the teaching practice of Portuguese during the 3rd Cycle of schooling. In this phase we opted for a quantitative analysis. Research and further contact with this area allowed us to define criteria selection and to ponder on the construction and redesign of an identification and characterization of general blogs grid, which guided us in future corpus selection. We also elaborated and applied a questionnaire to teachers who used blogs. This has enabled us to enlarge the extension of our documental corpus, and define other elements for further analysis. Given the diversity of goals and purposes, often referred to in blogs, we have decided to define three categories in order to facilitate data collection, namely "Cardboard Blog ", "Class Blog" and "Project Blog". In the second phase, and after the selection of posts on writing teaching and learning, which are part of our documental base, we furthered our analysis of the published contents. In order to do so, we prepared a second grid with data collection indicators, defining four writing practice skills (Dissemination Request, Reformulation and Sharing), and a third grid, with interaction types, for collaboration analysis through comments triggered by the published material. Basically, our purpose was to assess the organization and dynamics of running “blogs strategy” linked to teaching/learning writing skills during the 3rd Cycle of schooling in Portugal. Moreover, we also aimed at giving an insight of how these features may contribute to the technological development of teaching/learning writing skills. |
Description: | Doutoramento em Multimédia em Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/13135 |
Appears in Collections: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
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