Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/12952
Title: | Educação visual num mundo codificado |
Author: | Antunes, Sérgio Bruno Canha |
Advisor: | Oliveira, Rosa Maria Pinho de |
Keywords: | Educação visual Educação artística - Ensino básico 3º ciclo Comunicação visual Cultura visual Codificação de imagem |
Defense Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Este trabalho é o resultado das observações e reflexões realizadas no âmbito
da Prática de Ensino Supervisionada com alunos do 8º ano na disciplina de
Educação Visual.
A investigação foi orientada no sentido de recolher dados em relação à
capacidade dos alunos em descodificarem imagens. Para tal foram construídas
duas unidades de trabalho: Projeto Pictogramas e esPicassar a Guernica.
Duas unidades de trabalho que procuraram expor os alunos a dois processos
de comunicação que se caracterizam pelo recurso à imagem: a comunicação
para massas através de códigos visuais universais e a obra de arte enquanto
dispositivo de comunicação individual e de motivações pessoais.
Este trabalho procurou também questionar a tentativa do homem em procurar
universalizar a comunicação através de representações de imagens
simplificadas, e discutir qual o contributo da disciplina de Educação Visual para
a formação do aluno num mundo cada vez mais caracterizado pela
interatividade e virtualidade. This work is the result of observations and reflections carried out within the framework of the Supervised Teaching Practice with 8th grade students in Visual Education. The research was orientated to collect information about the ability of students to decode images. For this purpose two work projects were created: Projeto Pictogramas and esPicassar a Guernica. Two exercises that sought to expose students to two communication processes characterized by the use of image: mass communication through universal visual codes, and the work of art as communication device of individual and personal motivations. This study also sought to question man's attempt to seek universal representations of the world, and discuss what is the contribution of Visual Education for the education of students in a world increasingly characterized by interactivity and virtuality. |
Description: | Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/12952 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Educacao visual num mundo codificado.pdf | 39.78 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.