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dc.contributor.advisorBarraca, João Paulo Silvapt
dc.contributor.advisorGonçalves, Pedro Alexandre de Sousapt
dc.contributor.authorAlmeida, André Rodriguespt
dc.date.accessioned2014-11-18T14:54:33Z-
dc.date.available2014-11-18T14:54:33Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/12849-
dc.descriptionMestrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicaçõespt
dc.description.abstractIn recent years, automotive industry has undergone major changes, being able to highlight not only the growing development of electronic systems in increasingly and varied features and contexts, as well as to cope with its growing interaction between with the driver and the outside world. Due to the huge amount of traffic involved in these system communications, networking technologies used so far are starting to be less appealing and the industry began to consider alternatives, economically more competitive as is the case of Ethernet. The use of Ethernet technology in automotive domains faces some challenges, namely with time constraints compliance and well defined resource requirements. The emergence of AVB (Audio Video Bridging) protocols, is trying to tackle some of these problems of having dynamic Quality of Service management in automotive Ethernet networks. One example of such protocols is the signalling protocol (SRP Stream Reservation Protocol), which could be used for providing a resource reservation mechanism in an automotive Ethernet domain. To test the feasibility of such recent methods, simulation tools are of paramount importance. This work presents an implementation of the SRP (Stream Reservation Protocol) in Omnet++, taking into account some of its constraints. It is described the fundamental aspects of this model implementation, as well as some functional tests.pt
dc.description.abstractNos últimos anos, a industria automóvel tem sofrido grandes evoluções, podendo-se destacar não só o crescente desenvolvimento de sistemas eletrónicos em contextos e funcionalidades cada vez mais variados, como também a crescente interacção deste com o condutor e o mundo exterior. Devido ao enorme aumento de tráfego envolvido nas comunicações que compõem esses sistemas, as tecnologias de redes usadas até então deixaram de ser tão apelativas e passaram-se a considerar alternativas económicamente mais competitivas como é o caso da Ethernet. O uso de redes Ethernet em âmbito automóvel levanta alguns problemas, nomeadamente no cumprimento de limites temporais e requisitos de recursos bem definidos. O aparecimento de protocolos AVB (Audio Video Bridging) vem tentar colmatar vários problemas de gestão dinâmica de Qualidade de Serviço das redes Ethernet no domínio automóvel. O protocol de sinalização SRP (Stream Reservation Protocol) pode ser adaptado para redes Ethernet no contexto automóvel para proporcionar um mecanismo de reserva de recursos. Para testar a viabilidade de métodos tão recentes, as ferramentes de simulação são de uma importância vital. Este trabalho apresententa uma implemetação do protocolo SRP (Stream Reservation Protocol) em ambiente de simulação OMNeT++. São apresentados os aspectos fundamentais do modelo implemetado bem como alguns testes funcionais de validação deste.pt
dc.language.isoengpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEngenharia electrónicapt
dc.subjectEthernet (Redes de computadores)pt
dc.subjectAutomóveis - Tecnologias da informaçãopt
dc.subject.otherEthernetpt
dc.subject.otherAVBpt
dc.subject.otherSRPpt
dc.subject.otherMSRPpt
dc.subject.otherOMNeT++pt
dc.titleResource reservation in automotive ethernetpt
dc.title.alternativeReserva de recursos em automotive ethernetpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201565765-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DETI - Dissertações de mestrado

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