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dc.contributor.advisorPacheco, Luís Miguel da Mata Artur Diaspt
dc.contributor.authorAlmeida, Mariana de São Pedro Engrácia Ferrari dept
dc.date.accessioned2014-11-13T15:29:22Z-
dc.date.available2014-11-13T15:29:22Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/12818-
dc.descriptionMestrado em Gestãopt
dc.description.abstractA presente dissertação estuda a temática das finanças comportamentais, que apresenta uma nova abordagem face às teorias financeiras tradicionais contrapondo a ideia de eficiência dos mercados, assim como o pressuposto da racionalidade. Esta nova abordagem recorre à Psicologia e à Sociologia para identificar desvios cognitivos e emocionais que influenciam no processo de tomada de decisão e afastam a decisão tomada da decisão ótima. Dois desses desvios cognitivos são o enquadramento e a contabilidade mental, em que o primeiro defende que as decisões dos indivíduos são afetadas pela forma como as escolhas são enquadradas e o segundo defende que a forma como nos comportamos com o dinheiro não é toda igual pois, sem disso termos noção, categorizamos todo o dinheiro que ganhamos. No presente estudo, procurou-se verificar a existência desses dois desvios através da replicação em Portugal de dois estudos conduzidos por Daniel Kahneman e Amos Tversky em 1981 e em 1986, e ainda se as variáveis género, idade, área de formação e experiência na bolsa são fatores que influenciam os resultados obtidos. Através da resposta de 1285 inquiridos, chegou-se à conclusão de que estes desvios se verificam na amostra recolhida (corroborando os estudos anteriores e salientando mais uma vez a importância da compreensão das consequências destes desvios psicológicos) e, ainda, de que há indícios que as variáveis estudadas apresentam influência nesses desvios.pt
dc.description.abstractThis dissertation studies the issue of behavioral finance, which presents a new approach relatively to the traditional finance theories, opposing the idea of efficient markets, as well as the assumption of rationality. This new approach uses psychology and sociology to identify cognitive and emotional anomalies that influence the decision making process, thus diverting the decision taken from the optimal decision. Two of these cognitive anomalies are the framing effect and mental accounting, whereas the first argues that individuals’ decisions are affected by the way that choices are framed; the second argues that the way we behave with money is not always the same because, without realizing it, we categorize all the money we earn. The present study attempts to verify the existence of these two biases through replication, in Portugal, of two studies conducted by Daniel Kahneman and Amos Tversky in 1981 and 1986, and also if factors such as gender, age, formation background and previous experience in the stock market have influence on the results. Based on responses from 1285 people, it was concluded that these anomalies can be witnessed in the collected sample (confirming the previously mentioned studies and highlighting once again the importance of understanding the psychological consequences of these anomalies) and that there is evidence that the studied factors have influence on these behavioral biases.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestãopt
dc.subjectGestão financeirapt
dc.subjectTomada de decisãopt
dc.subjectPsicologia do comportamentopt
dc.subject.otherFinanças Comportamentaispt
dc.subject.otherRacionalidadept
dc.subject.otherTeoria da Perspetivapt
dc.subject.otherEfeito de Enquadramentopt
dc.subject.otherContabilidade Mentalpt
dc.subject.otherTomada de decisãopt
dc.titleEnquadramento e contabilidade mental no processo de tomada de decisãopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201585553-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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