Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12730
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPestana, Maria do Rosário Correia Pereirapt
dc.contributor.authorMatos, Ana Domingas de Oliveirapt
dc.date.accessioned2014-10-28T12:04:14Z-
dc.date.available2014-10-28T12:04:14Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/12730-
dc.descriptionMestrado em Ensino de Músicapt
dc.description.abstractO presente estudo foi desenvolvido no contexto da Orquestra de Cordas do ensino especializado da música no âmbito do Projeto Educativo do Mestrado em Música da Universidade de Aveiro. Pretendeu-se contribuir para uma atualização do repertório disponível para esta formação, que considerasse a heterogeneidade dos elementos que a constituem e que explorasse a prática da improvisação individual e coletiva Aborda questões em torno do ensino de música de conjunto e da improvisação, a partir do método investigação-ação. O projeto consistiu na criação de uma obra, em parceria com um compositor, adequada ao nível individual de cada uma das alunas, que prescreve momentos de improvisação, e na sua implementação na Orquestra de Cordas ao longo de seis semanas, culminando com uma apresentação pública. A análise do processo compreendeu a documentação coligida no diário de campo, as entrevistas e conversas informais tidas com as alunas, encarregados de educação e professores da escola e uma auto-etnografia da apresentação pública. O estudo revelou que o facto de a obra interpretada estar ajustada ao desenvolvimento musical de cada uma das alunas e de conter momentos de improvisação, foi um incentivo ao estudo fora do contexto da sala de aula, responsabilizou os elementos da Orquestra de Cordas e contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal.pt
dc.description.abstractThe present study was developed in the context of the specialized music education String Orchestra under the Educational Project of the Master of Music degree from the University of Aveiro. It was intended to contribute to an update of the repertoire available for this formation, considering the heterogeneity of the elements that take part of it and to exploited the practice of individual and collective improvisation. Discusses issues surrounding the teaching of music and improvisation, from an action research method. The project involved creating a work in partnership with a composer, appropriating it to the individual level of each one of the students, prescribing moments of improvisation, and its implementation in the String Orchestra during six weeks, culminating with a public presentation. The analysis of the process involved the documentation collected in the field diary, interviews and informal conversations with the students, parents and school teachers and a self-ethnography of the public presentation. The study revealed that the fact of the interpreted work was adjusted to the musical development of each one of the students and to contain moments of improvisation, was an incentive to study outside the context of the classroom, increasing the responsibility of the elements of the String Orchestra and contributed to their personal development.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino de músicapt
dc.subjectMúsica para orquestra de cordaspt
dc.subjectTécnicas musicaispt
dc.subjectTécnicas instrumentaispt
dc.subjectImprovisação (música)pt
dc.subjectMúsica contemporâneapt
dc.subjectMúsica de conjuntopt
dc.subject.otherOrquestra de cordaspt
dc.subject.othernovas competênciaspt
dc.subject.otherimprovisaçãopt
dc.subject.othermúsica orquestralpt
dc.subject.othermúsica contemporâneapt
dc.titleMúsica contemporânea e improvisação na orquestra de cordaspt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Música contemporanea e improvisacao na orquestra de cordas.pdf3.96 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.