Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12719
Title: Avaliação de competências relacionadas com a literacia de informação: um estudo no contexto de pós-graduações em educação
Author: Kanitar, Fatima Passos
Advisor: Loureiro, Maria João
Moreira, António
Keywords: Multimédia em educação
Avaliação de competências
Tecnologias da informação e comunicação
Literacia da informação
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A literatura da especialidade indica que os estudantes do Ensino Superior (ES) demonstram falta de competências de pesquisa, seleção e tratamento de informação científica com recurso às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente as ferramentas da Web 2.0. A maioria dos estudos sobre esta temática envolve estudantes de 1.º Ciclo do Ensino Superior, sendo poucos os que se baseiam em referenciais de avaliação destas competências. Visando obter subsídios práticos e teóricos sobre a avaliação dessas competências, ter conhecimento das competências nesta área que os estudantes do ES, em nível de pós-graduação, possuem, e das suas necessidades de formação neste domínio, desenvolveu-se um estudo que foi desenvolvido em três fases. Na primeira fase após a identificação do problema a ser estudado, a falta de competências relacionadas com a Literacia de Informação (LI) de estudantes de pós-graduação, foi realizada a revisão da literatura para a determinação dos conceitos basilares e a sustentação teórica das fases subsequentes, que prendem-se com as competências relacionadas com a LI e como estas têm sido avaliadas. A segunda fase ocupou-se da avaliação de estudantes dos 2.º e 3.º Ciclos do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro (UA). Com base na revisão da literatura e em colaboração com os bibliotecários da UA foi definido o referencial de avaliação das competências que definem as dimensões de pesquisa, seleção e tratamento de informação científica, com recurso às TIC. A confiabilidade deste referencial (primeira questão de investigação) foi estabelecida a partir dos contributos de docentes/bibliotecários de Instituições de Ensino Superior (IES), de Portugal e do Brasil. Optou-se pela técnica de estatística descritiva e análise de conteúdo para o estudo das informações destes profissionais. Deste modo, esta investigação permitiu a construção de um referencial de avaliação das competências relacionadas com a LI, com recurso às TIC. O referencial é um fundamento para a construção de instrumentos de avaliação em razão de evidenciar as competências que os estudantes do ES devem possuir de pesquisa, seleção e tratamento de informação científica, com recurso às TIC. Assim, foi permitido, com base no referencial de avaliação e no instrumento de recolha de dados utilizado com os profissionais de IES, desenvolver um questionário que foi aplicado aos estudantes de pós-graduação do Departamento de Educação da UA. Pelas respostas, obteve-se o conhecimento da perceção que possuem a respeito das suas competências de pesquisa, seleção e tratamento de informação científica, com recurso às TIC, e das suas necessidades de formação neste domínio (segunda e terceira questões de avaliação). Para esta análise optou-se pela técnica de estatística descritiva. A terceira fase ocupou-se da escrita da tese, que foi desenvolvida ao longo de toda a investigação, sendo mais intensa nos últimos seis meses. Os resultados da avaliação indicam não só que a maior parte dos estudantes aponta saber utilizar ferramentas digitais mas também têm a perceção de possuir competências relacionadas com a LI, com recurso às TIC, a nível elevado e muito elevado. As repostas da avaliação foram confrontadas com a literatura consultada. De modo igual, indicam que os estudantes do ES superestimam suas competências nesta área, embora não apresentem ações eficazes que demonstrem dominar as competências que supõem ter, sendo um indicativo da necessidade de formação destes estudantes. Recomenda-se que a academia leve em conta o confronto diário com estas tecnologias, que permeiam o modo de aprendizagem de estudantes. Os intervenientes do ambiente académico devem trabalhar em colaboração contínua, para que a partir de ações bem planejadas se possam colmatar as lacunas apresentadas. Devem-se atender as necessidades de formação de estudantes de pós-graduação identificadas por meio de avaliações, com base num referencial. É decursiva, para trabalhos futuros, a necessidade de analisar a confiabilidade do questionário que foi aplicado aos estudantes dos 2.º e 3.º Ciclos do Departamento de Educação da UA e os resultados da sua aplicação, fazendo-o evoluir de acordo com o feedback da sua utilização e a evolução das TIC.
The literature indicates that Higher Education (HE) students have demonstrated lack of competences to research, select and process scientific information using the Information and Communication Technologies (ICT), especially the Web 2.0 tools. Most studies on this subject have involved 1.º Cycle students of HE; few studies have used benchmarks for assessing these competences. In order to obtain practical and theoretical subsidies to assess these competences, to have knowledge of the competences in this area that the post-graduate students possess, and their training needs in this area, an investigation is proposed with three phases. In the first phase after the identification of the problem to be studied, lack of competences related to Information Literacy (IL) of the post-graduate students, the review of the literature was conducted to determine the basic and theoretical concepts to support the subsequent phases, related to the competences of the IL and how they have been assessed. The second phase dealt with the assessment of students of the 2.º and 3.º Cycles of the Department of Education at the Universidade de Aveiro (UA). Based on the literature review, and in collaboration with librarians of the UA, a benchmark for assessing the competences was defined, defining the dimensions of research, selection and processing of the scientific information using ICT. The reliability of this benchmark (first research question) was established from the contributions of teachers/librarians of the Higher Education Institutions (HEI) in Portugal and Brazil. We opted for the technique of descriptive statistics and content analysis to study the information from these professionals. Thus, this research allowed the construction of a benchmark for the assessment of competences related to IL, using ICT. The benchmark is a foundation for the construction of assessment tools because they demonstrate the competences that HE students should have for researching, selecting and processing the scientific information using ICT. Thus, based on the assessment benchmark and the instrument that was used to gather the HEI professionals’ data, a questionnaire was developed and applied to the post-graduate students of the Department of Education of UA. Through the answers, the knowledge of the perception that they have about their competences of research, selection and processing of the scientific information, using ICT, was obtained, as well as their training needs in this area (second and third research questions). For this analysis the statistics descriptive technique was used. The third phase concerned writing the dissertation, which has been developed throughout the investigation, being more intense in the last six months. The assessment results indicate not only that most students think that they know how to use digital tools, but also have the perception that they have the competences related to IL, using ICT, in the high and very high levels. The responses of the assessment were compared with the literature. The responses also indicate that HE students overestimate their competences in this area, albeit not with actions that demonstrate to master the competences that they say they have, being an indication for the need of training of these students. It is recommended that universities take into account the daily use of these technologies, which permeate the students' learning. Actors in the academic environment should work together continuously so that from well-planned actions the gaps presented could be filled. The training needs of post-graduate students, identified through assessments based on a benchmark, should be meet. It arises from this investigation, for future work, the need to analyze the reliability of the questionnaire that was applied to students of 2.º and 3.º Cycles of the Department of Education at UA, and the results of its application, making it evolve according to the feedback from their use and the ICT development.
Description: Doutoramento em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/12719
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdftese2.27 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.