Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12709
Title: Postura, dor e perceção de esforço na aprendizagem do acordeão
Author: Aparício, Liliana Natália
Advisor: Silva, Anabela Gonçalves
Lã, Filipa
Keywords: Ensino da música
Dor
Musicos - Lesões
Músicos - Postura corporal
Acordeão
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O acordeão é um instrumento com um peso e uma estrutura consideráveis. Sendo um instrumento pesado e que requer uma postura corporal assimétrica para a sua prática é necessário perceber de que forma isso afeta os seus praticantes. Assim, este estudo tem como objetivos: (i) caracterizar a dor (presença, intensidade e localização) e a perceção de esforço dos acordeonistas antes e após as aulas de acordeão e (ii) comparar a postura e a dor entre adolescentes que tocam acordeão e adolescentes que não tocam acordeão ou qualquer outro instrumento musical. A dor e o esforço foram avaliados em 21 jovens acordeonistas antes e depois de 3 aulas consecutivas de acordeão. Para tal, foram utilizados o Questionário Nórdico Musculoesquelético e a Escala de Borg. A postura da cabeça, a simetria das escápulas e a lordose lombar foram medidas com recurso a fita métrica, goniómetro e régua flexível em 16 acordeonistas e em 16 jovens de idade semelhante e do mesmo sexo que não tocavam nenhum instrumento musical. De uma forma geral, verificou-se que o número e a intensidade da dor e do esforço aumentavam após as aulas. Os acordeonistas apresentavam uma maior anteriorização da cabeça e uma maior lordose lombar do que os participantes que não tocavam acordeão (p<0.05).Os resultados sugerem que a prática do acordeão tem implicações em termos de dor, perceção de esforço e alterações posturais nos jovens acordeonistas. É necessário que sejam implementadas e avaliadas estratégias que visem minimizar o impacto físico da prática do acordeão.
The accordion is an instrument with a considerable weight and size. Being an instrument that requires an asymmetric body posture for its practice is necessary to understand how this affects its practitioners. Thus, this study aims to: (i) characterize the pain (presence, intensity and location) and the perception of effort before and after accordion lessons and (ii) to compare the posture and pain between adolescents who play accordion and adolescents who do not play accordion or any other musical instrument. Pain and perception of effort were evaluated in 21 young accordionists, before and after 3 consecutive accordion lessons. To this end, we used the Nordic Musculoskeletal Questionnaire and the Borg Scale, respectively. Posture of the head, symmetry of the shoulder blades and lumbar lordosis were measured using a tape measure, a protractor and a flexible ruler in 16 young accordionists and in 16 non-instrumentists matched for age and sex. In general, it was found that the number of pain sites and the intensity of pain, as well as, the perception of effort increased after the accordion lessons. The accordionists had significantly more forward head posture and lumbar lordosis than the participants who did not play a musical instrument (p <0,05). Results suggest that the practice of the accordion has implications in terms of pain, perception of effort and postural changes in young accordionists. It is necessary to implement and evaluate strategies to minimize the physical impact of the practice of the accordion.
Description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/12709
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE.pdf4.01 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.