Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/12668
Title: | Wiki como fator de promoção de motivação nos alunos : um estudo de caso no ensino da informática |
Author: | Ferreira, António Manuel Resende |
Advisor: | Pombo, Lúcia |
Keywords: | Didática Ensino da informática - Ensino secundário Motivação dos alunos Autodeterminação |
Defense Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Este estudo pretende usar a ferramenta Wiki, em contexto de sala de
aula, no Ensino da Informática, mais precisamente no módulo 13 -
Técnicas de Modelação de Dados, do Curso Profissional Técnico de
Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Pretende-se analisar
as atitudes dos alunos, no sentido de verificar se a utilização da
ferramenta irá promover a sua motivação. Depois de uma
contextualização teórica sobre a motivação, o trabalho incidiu com
base na teoria da autodeterminação, uma vez que, segundo a
literatura, no contexto escolar, está sempre presente a motivação
intrínseca e extrínseca. Este trabalho de investigação foi desenvolvido
em rede, por três mestrandos que tinham em comum a mesma turma.
Aplicaram uma metodologia comum durante três meses, numa das
disciplinas da turma do 11º ano e analisaram o seu impacto sobre três
perspetivas diferentes: motivação, aprendizagem colaborativa e
resolução de problemas. Todos os investigadores estiveram envolvidos
na planificação das atividades e na recolha de dados. O investigador
também desempenhou o papel de professor, de modo que as
atividades foram implementadas nas suas aulas. Foram usadas como
técnicas de investigação a inquirição, a análise documental interna e a
observação participante do investigador. A análise das respostas aos
inquéritos foi enquadrada no âmbito da revisão bibliográfica, de
estudos realizados nesta área de intervenção, pois foi feita uma análise
da evolução da motivação com a utilização da Wiki baseada sobretudo
nas respostas dadas pelos alunos nos questionários inicial (QI) e final
(QF). Foram incluídos outros dados, considerados pertinentes para a
efetivação da referida análise, como por exemplo os registos de
observação de aula e o conteúdo da Wiki produzido pelos alunos. Por
fim, foi utilizada a estatística descritiva para verificar através da
distribuição t de Student, se existiam diferenças significativas em cada
uma das respostas entre o questionário inicial e o questionário final. Os
principais resultados indicam que as atividades desenvolvidas
contribuíram para o desenvolvimento da autoestima dos alunos. A
grande maioria desenvolveu competências na produção de conteúdos,
no trabalho colaborativo, ou seja, foram mais autónomos e ativos,
tornando-se assim agentes no processo da aprendizagem. Por último,
a utilização da wiki contribuiu para o crescimento social dos alunos, em
virtude da constante interação, na partilha de informação e saberes e
na realização das tarefas. The present study intends to use the Wiki tool within the context of the classroom, while Teaching Computer Science, precisely module 13 - Technical Data Modelling of the Professional Course of Technician of Management and Systems of Programming. The aim is to analyse students’ attitudes, in order to verify whether the use of this tool will promote students’ motivation. After presenting the theoretical context on motivation, the researcher decided to merely rely on the selfdetermination theory, given that according to the studies, on the school context concerning the study of motivation, there is always intrinsic and extrinsic motivation. This research was carried out using network, by three master students who shared the same class. They have applied a common methodology for three months in one of the subjects of the class, 11th grade, and its impact was, then, analyzed based on three different perspectives: motivation, collaborative learning and problem solving. All researchers were involved in the planning of activities and data collection. The researcher also played the role of teacher, so the activities were truly implemented in his classes. With the intention of collecting data some research techniques were used such as interviews, internal document analysis and the participant investigator’s observation. The analysis of the survey responses was framed within the analysis of the literature of several studies in this area of intervention. The evolution of the motivation to use Wiki was chiefly analyzed based on the answers given by students in the initial evaluation (IE) and, also, final evaluation (FE). Other data considered relevant were included for the achievement of the analysis, such as the records of class observation and the content of Wiki done by the students. Finally, descriptive statistics were used to verify through the Student's t distribution if there were significant differences in answers between each of the answers of the initial questionnaire and the final questionnaire. The main results indicate that the activities contributed to the development of students’ self esteem. The great majority developed skills in the production of contents, in collaborative work, that is, they became more autonomous and active, hence becoming agents in the learning process. Finally, the use of the wiki contributed to the social growth of the students owing to the constant interaction in the sharing and information knowledge and also in the completion of tasks. |
Description: | Mestrado em Didática - Tecnologia |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/12668 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.