Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1266
Title: O design dos jornais diários e generalistas portugueses
Author: Melo, Carla Maria Cadete Vieira Ramos
Advisor: Pinto, Ricardo Jorge
Pombo, Fátima
Keywords: Design
Design gráfico
Jornais
Defense Date: 2009
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho é um estudo comparativo de imagem gráfica que visa analisar o estado actual do design gráfico dos jornais diários nacionais de cariz generalista – Público, Diário de Notícias, Jornal de Notícias, Correio da Manhã e 24 Horas. Efectuada a análise dos jornais, é proposto o redesign do Jornal de Notícias, com o objectivo de aplicar as conclusões obtidas de forma teórica num projecto prático. As opiniões resultantes deste trabalho apresentam dois tipos de contributo: em primeiro lugar, permitem caracterizar num determinado período de tempo a apresentação visual das publicações diárias e generalistas em Portugal. Em segundo lugar, contribuem para ultrapassar as soluções de menor eficácia, potenciando a apresentação visual do conteúdo informativo das publicações acima referidas, com o objectivo de fidelizar e aumentar o número de leitores e potenciar as vendas. A metodologia utilizada para a realização da presente tese desenvolve-se em três partes: na primeira parte, a leitura bibliográfica, a investigação e o registo de informações, distribuída ao longo de treze áreas fundamentais para a compreensão e posterior aplicação às restantes partes; na segunda parte, o recurso a entrevistas a profissionais ligados ao design de publicações jornalísticas, bem como a análise de jornais diários nacionais e estrangeiros, tendo como base os resultados obtidos pelo Poynter Institute for Media Sudies no projecto Eye-Trac Research, um dos maiores estudos realizados sobre a importância da cor nas publicações jornalísticas e da forma como o leitor percorre as páginas de um jornal; na terceira parte, a realização de um projecto de redesign para o Jornal de Notícias. Na opinião de alguns especialistas, como Mario García e Rodrigo Fino, no futuro os jornais terão uma função de complementaridade relativamente às restantes plataformas de informação e o público será simultaneamente leitor no ecrã e no papel. Nesse sentido, os designers deverão encontrar novas formas de potenciar o conteúdo e de estabelecer graficamente meios eficazes de ligação entre as diferentes plataformas de informação. Independentemente do suporte, em papel ou no ecrã, a função do designer será sempre a de encontrar soluções mais eficazes para cada caso concreto.
This thesis is a comparative study of the graphic image and its objective is to analyze the actual conditions of the graphic design in the daily non-specialized newspapers such as “Público”, “Jornal de Notícias”, “Correio da Manhã” and “24 Horas”. After analyzing the newspapers, it was suggested the redesign of “Jornal Noticias”, with the objective of applying the conclusions in a theoretical manner for a practical project. The opinions resulting in this work present two types of contribute: firstly, it allows to characterize, in a certain period of time, the visual presentation of the daily and general publications in Portugal. Secondly, its a contribution to surpass less effective solutions by potentialzing the visual presentation of the informative content of the above mentioned publications; the aim is to win the loyalty and to gain a higher number of readers and to sell more. The methodology used for this thesis is divided into three parts: first, the bibliographical literature, research and gathering of information, distributed in thirteen fundamental areas for understanding and so that it can be applied in a later stage in other areas; the second part, included interviewing professionals of the newspaper design, as well as analysis of national and international daily newspapers, having as support the results obtained from the Poynter Institute for Media Sudies in Eye-Trac Research project, one of the major studies done about the importance of colour in journalist publications and how the reader goes through the pages of a newspaper; in the third part, the realization of a redesign project for “Jornal de Notícias”. The opinion of some specialists, such as Mario Garcia and Rodrigo Fino, is that in the future, the newspapers will be a complement relative to the other information platforms and the public will be a reader on the screen and on the paper, simultaneously. Therefore, the designers should find new ways to potentialize the content and establish the more effect means, graphically speaking, to interact with the different information platforms. No matter the support used, on paper or on screen, the designers task is to find more affective solutions for each case.
Description: Doutoramento em Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/1266
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

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