Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12659
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorHarper, Nancy Leept
dc.contributor.advisorSantana, Helenapt
dc.contributor.authorAbdalla, Patrícia Francispt
dc.date.accessioned2014-09-24T15:01:37Z-
dc.date.available2014-09-24T15:01:37Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/12659-
dc.descriptionDoutoramento em Músicapt
dc.description.abstractDentro do recorte temporal dos anos 1930-1940, esta tese pretende investigar de que forma as características e especificidades da corrente nacionalista e do Nacionalismo musical se espelham na criação artística e musical brasileira em especial no corpus da obra para piano solo para concerto daquele momento. A investigação consiste em dois momentos distintos de pesquisa, sendo o primeiro compreendido de revisão bibliográfica sobre a corrente nacionalista, Nacionalismo e Nacionalismo musical, além de uma contextualização histórica acerca dos anos 1930 no Brasil, Europa e Estados Unidos da América e também biografia de compositores nacionalistas brasileiros do período; seu segundo momento compreende elaboração de dados acerca de programas de concerto de piano relativos ao Nacionalismo musical, análise de peças além de discussões acerca de notícias de periódicos daquele momento. Discussões em torno de problemáticas correlatas ao tema são aqui também proporcionadas.pt
dc.description.abstractWithin the time frame of the years 1930-1940, this thesis aims to investigate how the characteristics and specificities of the Nationalistic current and of Nationalism in Music mirror themselves in artistic and musical Brazilian creation, in particular in the corpus of works for solo piano concert for that moment. The research consists of two distinct phases of research, the first being comprised of a literature review on the current nationalist Nationalism and Nationalism in Music, plus a historical context about the 1930’s in Brazil, Europe and the United States of America, and also a biography of Brazilian nationalists composers of the period; the second stage includes preparing data about piano concert programs relating to musical nationalism, analysis of representative pieces in this concert program, as well as discussions about newspapers journals of that moment. Discussions on issues related to the topics are also provided here.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMúsicapt
dc.subjectMúsica - Brasil - 1930-1940pt
dc.subjectMúsica para piano - Compositorespt
dc.subjectNacionalismo - Música - Brasilpt
dc.subject.otherNacionalismopt
dc.subject.otherNacionalismo musicalpt
dc.subject.otherObras brasileiras para pianopt
dc.subject.otherEstado Novopt
dc.subject.otherConcertos de pianopt
dc.subject.otherAnos 1930-1940pt
dc.titleAspectos do nacionalismo pianístico do Rio de Janeiro dos anos de 1930pt
dc.typedoctoralThesispt
thesis.degree.leveldoutoramentopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid101285183-
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdftese4.16 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.