Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12655
Title: O mercado emissor chinês em Portugal: o caso do turismo de negócios
Author: Rodrigues, Vitor Alexandre Gomes
Advisor: Breda, Zélia Maria de Jesus
Keywords: Gestão do turismo
Mercados turísticos - China
Destinos turísticos - Portugal
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A política de liberalização do turismo emissor na República Popular da China, embora tardia, tem sido contínua e procura acompanhar a abertura política e económica do país ao mundo exterior. Tal estratégia permitiu, em menos de duas décadas, alcançar um crescimento exponencial do número de cidadãos chineses a viajar internacionalmente, tendo-se tornado, em 2012, no maior mercado emissor de turistas do mundo. A presente investigação, de carácter exploratório, pretende avaliar o potencial deste país enquanto mercado emissor de fluxos turísticos para a Europa e, particularmente, para Portugal, e analisa a relevância que o turismo de negócios pode apresentar, no sentido de captar este segmento. Com recurso a estudos sobre o mercado emissor chinês, a sua relação com o turismo de negócios e significado no panorama turístico português, bem como, o contacto de entidades portuguesas e internacionais, foi possível alcançar os objetivos estabelecidos inicialmente. Concluiu-se que Portugal e a República Popular da China mantêm uma relação política e económica estável, com grande potencial de crescimento e passível de ser explorado pelas partes envolvidas. Ao nível do sector do turismo, a República Popular da China destaca-se pelo crescente mercado emissor e todas as potencialidades que lhe estão associadas, enquanto Portugal tem vindo a estabelecer uma posição mundial de relevo ao nível do turismo de negócios. Usufruindo deste posicionamento, existem condições para a captação do mercado chinês para Portugal, embora a estratégia, no curto e médio prazos, não deva ser orientada para o turismo de negócios, antes para a relação histórica que persiste no presente, essencialmente pelo desconhecimento, por parte dos chineses, das valências de Portugal enquanto destino turístico. Torna-se imperioso adotar estratégias capazes de promover Portugal enquanto destino turístico e dotar o país dos recursos necessários para atração do mercado chinês.
The liberalization policy of outbound tourism in the People’s Republic of China, although late, has been continuous and has followed the country’s political and economic opening up to the outside world. This strategy resulted, in less than two decades, in an exponential growth in the number of Chinese citizens travelling internationally, having already become the biggest outbound market in the world. This dissertation, which is based on an exploratory research, aims to evaluate the potential of this country as a source market of tourists to Europe and, particularly, to Portugal, and analyze the relevance of business tourism in attracting this segment. Using Chinese outbound market studies, its relation with the business tourism and significance in the Portuguese tourist scene, as well as, the contact with Portuguese and international entities, it was possible to achieve the stated objectives. It has been concluded that Portugal and the People’s Republic of China maintain a stable political and economic relation, with a great growth potential and exploitable by the parties involved. At the tourism level, the People’s Republic of China stands out for its growing outbound market and all the associated capabilities, while Portugal has gradually established a world prominent position in business tourism. Taking advantage of this position, there are conditions for the attraction of Chinese market to Portugal, although the strategy, in the short and medium terms, should not be geared to business tourism, but to the historical relations, mainly by a lack of knowledge, by the Chinese, of Portugal as a tourist destination. It is imperative to develop strategies capable of promoting Portugal as a tourist destination and provide the country the required resources for attracting the Chinese market.
Description: Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/12655
Appears in Collections:DEGEIT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
_tese.pdftese2.89 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.