Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12508
Title: Análise do desenvolvimento linguístico de crianças em idade escolar
Author: Cadório, Inês Ribeiro
Advisor: Lousada, Marisa Lobo
Keywords: Ciências da fala e da audição
Desenvolvimento da linguagem
Semântica
Crianças em idade escolar
Língua portuguesa
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo principal fornecer dados de referência sobre as competências de compreensão auditiva e de expressão verbal oral nos domínios da semântica e morfossintaxe, e metalinguagem nos domínios da semântica, morfossintaxe e fonologia de crianças em idade escolar. O estudo pretende, também, analisar a influência de variáveis extralinguísticas (e.g., género, idade, meio, ESE e método de alfabetização) no desenvolvimento linguístico das crianças. A amostra é constituída por 80 crianças falantes do Português Europeu, com idades compreendidas entre os 6 anos e 0 meses e os 6 anos e 11 meses e com um desenvolvimento linguístico normal. Na fase de pré-avaliação foram utilizados dois instrumentos: um questionário de caraterização sociocultural dirigido aos professores titulares e um questionário de caraterização socioeconómica dirigido aos cuidadores das crianças. A recolha de dados foi efetuada através do Teste de Linguagem – Avaliação de Linguagem Pré-Escolar (TL-ALPE). Os dados obtidos mostram que: as crianças do género feminino apresentaram um melhor desempenho em todos os domínios avaliados; o grupo de crianças mais velhas obteve melhores resultados comparativamente ao grupo de crianças mais novas, em todos os domínios analisados; as crianças residentes em meio urbano evidenciaram um desempenho superior na maioria dos domínios quando comparadas com as crianças de outros meios; e as crianças provenientes de famílias com estatuto socioeconómico elevado e médio-elevado apresentaram um nível linguístico superior em todos os domínios considerados. Contudo, apenas se registaram diferenças estatisticamente significativas: entre géneros, na área da semântica, na morfossintaxe e no total global; entre grupos etários, nas áreas da morfossintaxe, da metalinguagem e no total global; e entre grupos socioeconómicos, em todas as áreas avaliadas. Este estudo contribui para a obtenção de dados de referência sobre o desenvolvimento linguístico típico em idade escolar, destacando competências chave que por serem adquiridas na faixa etária avaliada devem ser tidas em conta aquando da construção de novos instrumentos de avaliação.
The present study reports reference data about receptive and expressive language skills in the domains of semantics and morphosyntax, and metalanguage in the domains of semantics, morphosyntax and phonology of school-age children. Moreover, the study focuses on analyzing the influence of extralinguistic variables (e.g., gender, age, ecological setting, SES and reading method) on linguistic development. The current research addressed these aims by assessing 80 European Portuguese-speaking children, aged 6.0 – 6.11 years, with typical development. Two instruments were used in the pre-assessment phase: a sociocultural characterization query addressed to the teachers and a socioeconomic characterization query addressed to the caregivers. Data were collected through the Teste de Linguagem – Avaliação de Linguagem Pré-Escolar (TL-ALPE). The results indicate that: female children showed better performance in every assessed domain; older children group scored better results than the younger children group in every domain considered; children living in urban areas presented higher success percentages in the majority of the domains; and children coming from high and middle-high class showed better outcomes in every domain. However, statistical significant differences were only found: between gender groups, in the semantics domain, morphosyntax domain and total; between age groups, in the morphosyntax domain, metalanguage and total; between socioeconomic groups, in every domain. This study contributes to obtain reference data about the typical linguistic development in school-age children, highlighting key-competences acquired in the age range assessed that should be taken into account for the construction of new assessment instruments.
Description: Mestrado em Ciências da Fala e da Audição
URI: http://hdl.handle.net/10773/12508
Appears in Collections:DCM - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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