Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12462
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartins, António Mariapt
dc.contributor.authorGuerra, Rosa Maria Tavares Pereirapt
dc.date.accessioned2014-06-25T16:17:48Z-
dc.date.available2014-06-25T16:17:48Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/12462-
dc.descriptionMestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativaspt
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo principal perceber de que forma a agregação das escolas/agrupamentos em Mega-Agrupamentos pode condicionar as perceções que os elementos da organização têm a nível das relações interpessoais, as relações com o diretor e com as várias estruturas intermédias. A nossa opção metodológica foi o estudo de caso, com recurso a técnicas mistas de recolha e tratamento da informação, dos métodos qualitativo e quantitativo. Numa primeira fase fizemos investigação documental e observação direta e, numa segunda fase, analisámos a informação recolhida, as entrevistas e os inquéritos por questionário, que nos permitiram chegar aos resultados. Os resultados obtidos levaram-nos a concluir que os Mega-Agrupamentos são a agregação de escolas bem diferentes entre si, que tinham as suas próprias estruturas organizativas, com um clima próprio e perceções bem distintas, inerentes às vivências dos seus atores, sendo que a distância física entre as unidades/subunidades de gestão constituem um dos maiores entraves à construção de relações interpessoais.pt
dc.description.abstractThis study aims to understand how the aggregation of schools / clusters in Mega-Clusters can condition the perceptions of the organization members about interpersonal relations, the relations with the director and with the various intermediate structures. Our methodological approach was case study of qualitative and quantitative methods, using mixed techniques of collecting and processing information. Initially we did desk research and direct observation and, in a second phase, we examined the collected information, the interviews and the questionnaire surveys, which allowed us to get the results. The results led us to conclude that mega-clusters are the aggregation of very different schools among themselves, which had their own organizational structures, with its own distinct climate and perceptions, inherent to the experiences of his actors, being the physical distance between the management units / subunits one of the biggest barriers to the construction of interpersonal relationships.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAdministração escolarpt
dc.subjectRelações interpessoaispt
dc.subjectMega-agrupamentospt
dc.subjectOrganização escolarpt
dc.subjectRelações professor-administradorpt
dc.subject.otherClimapt
dc.subject.otherInteraçãopt
dc.subject.otherDocentespt
dc.subject.otherMega-agrupamentopt
dc.subject.otherCulturapt
dc.titleMega-agrupamentos de escola: que perceções?pt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201591596-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdftese1.18 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.