Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12425
Title: Questionamento e curiosidade num contexto CTS: um estudo de caso
Author: Salgado, Lúcia Maria Osório Vasconcelos de Oliva Teles
Advisor: Souza, Francislê Neri de
Keywords: Didáctica das ciências
Ensino da física - Ensino secundário
Ensino da química - Ensino secundário
Motivação dos alunos
Interesses educativos
Curiosidade
Técnicas de interrogação
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este trabalho assenta no reconhecimento generalizado da importância da curiosidade nos alunos, como base para a construção do conhecimento. É neste contexto que o questionamento aparece como ferramenta facilitadora da expressão da curiosidade dos alunos. Estes, quando curiosos, normalmente fazem perguntas. Há no entanto que promover um ambiente onde essa curiosidade seja otimizada. Uma abordagem centrada numa perspetiva CTS surge assim, como um meio privilegiado para a expressão da curiosidade. É inserida nestes pressupostos que a temática do amoníaco, fazendo parte integrante do programa oficial da disciplina de Física e Química A, aparece como suporte para este estudo. Assim, foi realizado o estudo numa turma do 11º ano da área de ciências e tecnologia, na componente de química subordinada ao referido tema, com o objetivo principal de analisar as possíveis relações existentes entre a curiosidade e as perguntas dos alunos. Adotou-se deste modo uma abordagem qualitativa em contexto naturalista, cujo método de investigação é o estudo de caso do tipo etnográfico. As técnicas de recolha de dados foram a observação, naturalista e participante, inquéritos por questionário, entrevista semi estruturada e a análise documental das perguntas escritas dos alunos em diferentes momentos e recorrendo a diferentes estratégias. Dentro destas estratégias destaca-se o jogo de cartas DigQuest. Na análise de conteúdo recorreu-se ao programa informático WebQDA. Os resultados desta investigação sugerem uma interdependência entre as diferentes dimensões da curiosidade expressa pelos alunos nas perguntas e o nível cognitivo das mesmas segundo a taxonomia SOLO. Mostram também a relação existente entre fatores individuais dos alunos, como por exemplo o género ou a prática de atividades extracurriculares nas dimensões da curiosidade. Sugerem ainda a relevância do questionamento de forma moderada e uma abordagem CTS como estratégia promotora da curiosidade.
This work is based on the widespread recognition of the importance of the students`curiosity as the base to construct knowledge. It is in this context that questioning appears as a facilitator to the expression of students' curiosity. Usually, when students are curious they ask questions. However, it is essential to create conducive and encouraging environments where this curiosity can be enhanced. Thus, an approach centered on a STS perspective emerges as a privileged way of expressing curiosity. Taking into account these assumptions, the topic ammonia, a part of the Physics and Chemistry A syllabus, emerges as a support for this study, which was conducted in a 11th grade class (area of science and technology) in the Chemistry plan of studies. The main objective was to analyze the potential existent relationship between curiosity and students questioning. Therefore, it was adopted a qualitative approach in a naturalist context, having as research method the study of the ethnographic type case. In addition, as data collection techniques it was used observation, naturalistic and participant questionnaire surveys, semi-structured interviews and written questions from students at different times and the use of different strategies, such as the card game DigQuest. It was used the computer program WebQDA to make content analysis. The results of this research suggest a connection between the different dimensions of curiosity expressed by students in the questions and their cognitive level, according to the SOLO taxonomy. They also show the relationship between the students´individual factors, such as gender or engagement in extracurricular activities and the dimensions of curiosity. Furthermore, they also show the importance of moderate questioning and a STS approach as a strategy to promote curiosity.
Description: Mestrado em Didática - Ciências para Professores de 3º CEB/SEC de Física e Química
URI: http://hdl.handle.net/10773/12425
Appears in Collections:DE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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