Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/12358
Title: | Sistema de apoio à descoberta de conteúdos em televisão interativa: o motor do projeto TV Discovery & Enjoy |
Author: | Reis, Márcio Leandro Fernandes |
Advisor: | Abreu, Jorge Trinidad Ferraz de Almeida, Pedro Alexandre Ferreira dos Santos |
Keywords: | Comunicação multimédia Televisão interactiva Televisão digital Programas televisivos |
Defense Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O modo como se vê televisão está a mudar. A televisão digital trouxe consigo inúmeras oportunidades tanto para os seus operadores na possibilidade de criação de novos modelos de negócio como para o telespectadores com o aumento da qualidade e da oferta de conteúdos televisivos.
Hoje em dia, os serviços de televisão digital disponibilizam centenas de canais das mais variadíssimas temáticas aos seus clientes mas, se esta oferta já era significativa para o utilizador, com a atual possibilidade de visualizar os
conteúdos dos últimos 7 dias (time-shift) veio tornar-se ainda mais expressivo o leque de conteúdos disponíveis, colocando à prova o poder de seletividade dos espectadores na procura do conteúdo ideal para um dado contexto de visualização.
Esta situação é também condicionada pelas características das atuais ferramentas de seleção de conteúdos televisivos disponibilizadas pelos operadores aos seus clientes. Na realidade, estas revelam-se pouco eficazes
neste novo ecossistema televisivo, acabando por conduzir o telespectador a uma experiência do seu serviço enfraquecida, criando algumas limitações no acesso à oferta televisiva e alguma frustração no momento da escolha de um conteúdo.
Neste âmbito, torna-se necessário encontrar soluções que possam contribuir para satisfazer as necessidades de descoberta de conteúdos televisivos provenientes de múltiplas fontes (live, on-demand e time-shifted) com base nos principais critérios que são inerentes ao processo cognitivo que o utilizador assume quando escolhe um programa para ver: formato, género, estado emocional pretendido, duração e companhia.
É neste contexto que o presente trabalho se insere e que reflete o ciclo de vida do desenvolvimento do motor do TV Discovery & Enjoy - um sistema de apoio à descoberta de conteúdos em televisão interativa. The way we watch TV is changing. Digital television has brought numerous opportunities both for its operators, with the possibility of creating new business models, and for its viewers increasing the quality and transmission of television content. Nowadays, digital television services offer hundreds of channels arranged by an extensive range of thematics: However, with the recent ability to view the contents of the last seven days (time-shift) the vast number of options become even more significant, making even more difficult to the users searching for the ideal content for a given viewing context. This situation is also limited by the characteristics of the actual content selection and search tools, provided by the operators to their customers, which are not totally efficient, leading the viewer to a weakened experience of his TV service In this context, it is necessary to find solutions that meet the user needs in what relates to content discovery over multiple sources of content (live, on-demand and time-shifted) having in consideration the most important cognitive criterias that guide the user on the process of content selection such as: content format, genre, mood, duration and companion at the moment. It is in this framework that this dissertation reflects the development life cycle of the TV Discovery & Enjoy engine – an iTV application to support the user in discover the right TV content for a special viewing context. |
Description: | Mestrado em Comunicação Multimédia |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/12358 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.