Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12354
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPombo, Lúciapt
dc.contributor.authorPereira, Luís Miguel Oliveirapt
dc.date.accessioned2014-05-29T11:46:11Z-
dc.date.available2018-07-20T14:00:45Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/12354-
dc.descriptionMestrado em Didáctica - Tecnologiapt
dc.description.abstractNo presente trabalho propôs-se analisar o impacto da utilização da ferramenta wiki na aprendizagem colaborativa dos alunos no ensino da Informática, nomeadamente na Modelação de Dados. Pretendeu-se também compreender a atitude dos alunos face à aprendizagem colaborativa no ensino da Informática e contribuir para o desenvolvimento de atividades de apoio que visem a aprendizagem colaborativa dos alunos para o estudo da Modelação de Dados. O estudo foi realizado no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em São João da Madeira, e nele participaram 26 alunos do 11º ano de escolaridade. Implementou-se uma atividade na disciplina de Programação e Sistemas de Informação, do curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, onde se privilegiou a familiarização dos alunos com a ferramenta wiki, a apresentação da estrutura da wiki aos alunos e a construção colaborativa da wiki. A recolha dos dados foi feita através da utilização de um questionário inicial, um questionário final, de registos de observação de aula e dos registos dos alunos na wiki, havendo uma triangulação dos dados. A investigação assentou numa metodologia de investigação de estudo de caso, essencialmente qualitativa, tendo também recorrido à estatística descritiva e interpretativa. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que a ferramenta wiki promoveu uma aprendizagem colaborativa, pois potenciou a interação entre os alunos, a partilha de experiências, a construção de conhecimento centrado no aluno, bem como promoveu o espírito de partilha, a destreza tecnológica, a autorregulação e o respeito pelo outro.pt
dc.description.abstractNo presente trabalho propôs-se analisar o impacto da utilização da ferramenta wiki na aprendizagem colaborativa dos alunos no ensino da Informática, nomeadamente na Modelação de Dados. Pretendeu-se também compreender a atitude dos alunos face à aprendizagem colaborativa no ensino da Informática e contribuir para o desenvolvimento de atividades de apoio que visem a aprendizagem colaborativa dos alunos para o estudo da Modelação de Dados. O estudo foi realizado no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em São João da Madeira, e nele participaram 26 alunos do 11º ano de escolaridade. Implementou-se uma atividade na disciplina de Programação e Sistemas de Informação, do curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, onde se privilegiou a familiarização dos alunos com a ferramenta wiki, a apresentação da estrutura da wiki aos alunos e a construção colaborativa da wiki. A recolha dos dados foi feita através da utilização de um questionário inicial, um questionário final, de registos de observação de aula e dos registos dos alunos na wiki, havendo uma triangulação dos dados. A investigação assentou numa metodologia de investigação de estudo de caso, essencialmente qualitativa, tendo também recorrido à estatística descritiva e interpretativa. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que a ferramenta wiki promoveu uma aprendizagem colaborativa, pois potenciou a interação entre os alunos, a partilha de experiências, a construção de conhecimento centrado no aluno, bem como promoveu o espírito de partilha, a destreza tecnológica, a autorregulação e o respeito pelo outro.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de veiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDidácticapt
dc.subjectEnsino da informáticapt
dc.subjectTecnologia da informaçãopt
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt
dc.subjectEnsino assistido por computadorpt
dc.subject.otherAprendizagem colaborativapt
dc.subject.otherWikipt
dc.subject.otherModelação de Dadospt
dc.titleWiki como fator de promoção de aprendizagem colaborativa : um estudo de caso no ensino da informáticapt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.date.embargo2015-10-30T12:00:00Z-
dc.identifier.tid201583518-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf18.11 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.