Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12324
Title: Welcome UA : desenvolvimento de uma aplicação móvel para a UA
Author: Pereira, António Manuel Cardoso
Advisor: Almeida, Pedro Alexandre Ferreira dos Santos
Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel
Keywords: Comunicação multimédia - Teses de mestrado
Comunicações móveis - Aplicações - Universidade de Aveiro (Portugal)
Serviços web
Internet móvel
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A proliferação dos dispositivos móveis tem contribuído para a alteração dos hábitos de consumo de informação. Com a disponibilidade da Internet a disseminar-se nestes dispositivos, as instituições dos mais variados tipos procuram aproveitar as potencialidades desta nova forma de chegar ao seu público-alvo. Os estabelecimentos de ensino superior não são exceção e procuram lançar aplicações móveis a pensar nos seus estudantes. Perante isto, a Universidade de Aveiro procura também proporcionar à sua comunidade de estudantes uma solução auxiliando-a, assim, durante o seu percurso académico. Nesse contexto, enquadra-se o processo de desenvolvimento de uma aplicação móvel de apoio aos estudantes, a welcomeUA. O ponto de partida deste trabalho compreendeu um estudo sobre a forma como outras instituições de ensino superior usam este tipo de aplicações. Com base nos resultados obtidos desenvolveu-se uma recolha de dados na forma de inquérito por questionário dirigida à comunidade académica da Universidade de Aveiro. Estes instrumentos permitiram compreender a importância percebida para uma aplicação deste tipo e quais as funcionalidades mais relevantes para a comunidade académica da Universidade de Aveiro. Este projeto de investigação, parte da recolha de dados efetuada e foca-se na implementação da referida aplicação. Como problema de base identificou-se a necessidade de dar resposta a uma diversidade de dispositivos e sistemas operativos. Face a essa necessidade e às limitações temporais e de recursos, estabeleceu-se como desafio desenvolver a aplicação com tecnologias Web, em detrimento de uma solução nativa, procurando demonstrar, por este processo de desenvolvimento, que é possível alcançar uma aplicação que garanta equivalentes níveis de usabilidade e experiência de utilização. Implementada a aplicação, realizou-se a avaliação da mesma, que consistiu na realização de testes com estudantes da Universidade de Aveiro. Estes testes foram feitos em diferentes dispositivos e sistemas operativos procurando uma avaliação num contexto próximo do real. Os resultados obtidos permitiram verificar que os participantes além de satisfeitos com a aplicação, não apontaram diferenças significativas entre esta e outras aplicações nativas que conhecem. Deste modo, demonstra-se, que as soluções de desenvolvimento móveis baseadas em tecnologias Web permitem dar resposta equivalente às soluções para desenvolvimento nativo com as vantagens de redução de custos e de tempo de desenvolvimento. Paralelamente, e considerando que na comunidade académica da Universidade de Aveiro os telemóveis clássicos já se encontram em minoria, tendo sido substituídos por smartphones, os estudantes veem com muito interesse a existência de uma aplicação como a welcomeUA.
The proliferation of mobile devices has contributed to the change in information consumption habits. With the availability of the Internet disseminating on these devices, institutions of all kinds seek to harness the potential of this new way to reach their target audience. The higher education institutions are no exception and try to launch mobile apps thinking in their students. Given this, the University of Aveiro also seeks to provide to its community of students a solution to help them during their academic career. This context, provides a framework to the process of developing a mobile application to support students, the welcomeUA. The starting point for this work included a study on how other higher education institutions use this type of applications. Based on the results a survey addressed to the academic community of the University of Aveiro was developed. These instruments allow to understand the perceived importance of such an application and which are the most relevant features for the academic community of the University of Aveiro. This research project starts on the collected data and focuses on the implementation of the application. As a basic problem it was identified the need to respond to a variety of devices and operating systems. Given this need and considering resources and time constraints a decision on developing the application with Web technologies, rather than a native solution, was made, seeking to demonstrate, through this process of development, that it is possible to achieve an application that ensures equivalent levels of usability and user experience. After the implementation of the application, an evaluation with students of the University of Aveiro was carried. These tests were done on different devices and operating systems seeking an evaluation on a close to a real context. The results gathered showed that participants beyond being satisfied with the application, did not experienced significant differences between this and other native applications they know. Thus, it is demonstrated that the development of mobile solutions based on Web technologies allow solutions which provide equivalent response to native development with the advantages of reduced costs and development time. In parallel, and considering that in the academic community of the University of Aveiro, classic mobile phones are already in a minority, being replaced by smartphones, students see with great interest the availability of an application like welcomeUA.
Description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/12324
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf6.75 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.