Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12312
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPedro, Luís Francisco Mendes Gabrielpt
dc.contributor.advisorSantos, Carlos Manuel das Nevespt
dc.contributor.authorAlves, Firmino André dos Santopt
dc.date.accessioned2014-05-22T17:12:42Z-
dc.date.available2014-05-22T17:12:42Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/12312-
dc.descriptionMestrado em Comunicação Multimédiapt
dc.description.abstractCom o lançamento e utilização de novas ferramentas para contextos educativos que pretendem realçar a importância da comunicação e colaboração em ambientes de aprendizagem, surgem novos desafios que é necessário investigar para encontrar soluções adequadas. No caso deste estudo, procura-se compreender e encontrar soluções adequadas para a problemática da sobrecarga de informação que pode ocorrer num espaço em que todos os elementos de uma comunidade têm a possibilidade de partilhar conteúdo e comunicar entre si. Nestes contextos, é possível que a informação disponível possa atingir uma quantidade que o utilizador não tem a capacidade de assimilar na sua totalidade e, muitas vezes, originando que perca informação relevante para si. Uma possível solução para este desafio passa pela integração de sistemas de recomendação transversais a essas novas ferramentas, potenciando o seu desenvolvimento baseado no próprio utilizador e também na sua interação com a comunidade, promovendo o desenvolvimento de novas formas de partilha e de interação entre os utilizadores. Neste trabalho apresentam-se as principais etapas da conceção, desenvolvimento e avaliação da integração de um sistema de recomendações numa plataforma social para contexto educativo, o SAPO Campus.pt
dc.description.abstractWith the advent of new educational tools for learning contexts with the purpose of highlighting the importance of communication and collaboration in learning environments, new challenges should be taken into account in order to discover proper solutions. With this investigation, we seek to understand and find a suitable approach to the information overload problem that can occur in places where all community members have the ability to communicate and share content. It is possible, in these contexts, for the available information to reach such an amount that the user will not have the ability to fully assimilate it, which often causes the loss of the track of data, which is importante to the user. A possible solution for this challenge implies the integration of transverse recommendation systems in these tools, enhancing their growth based on the user and his interaction with the community and promoting the emergence of new methods for him to share and interact with others. This study presents the main steps of the design, development and assessment of the process for integrating a recommendation system in SAPO Campus, a social platform for the educational context.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.relationFCT - PTDC/CPE-CED/114130/2009pt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunicação multimédia - Teses de mestradopt
dc.subjectSapo Campuspt
dc.subjectWeb 2.0pt
dc.subjectMudança educativapt
dc.subjectRedes sociaispt
dc.subjectComunidades virtuaispt
dc.titleSistema de recomendações no SAPO Campus: desenvolvimento e avaliação: estudo de caso do mecanismo implementado no SAPO Campuspt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201575183-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdftese4.73 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.