Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12299
Title: Desenvolvimento de solução com incremento de estabilidade em duas rodas
Author: Ferreira, Bárbara Alexandra Saldanha
Advisor: Ramos, António Manuel de Amaral Monteiro
Providência, Francisco
Keywords: Design de produtos
Design industrial
Desenvolvimento dos produtos
Mobilidade
Desenvolvimento motor
Ergonomia
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Nos dias que correm, a mobilidade é essencial para as pessoas no ativo, como para as que estão condicionadas de alguma forma, seja a nível físico ou etário em que o triciclo possa ser uma alternativa à bicicleta comum. Assim sendo, torna-se fundamental a existência de um produto como este no mercado, permitindo assim, que o utilizador se possa deslocar sem estar restringido ao veículo convencional. Apesar de já existirem algumas alternativas no mercado, este distingue-se pelo desenho do quadro, este foi pensado de forma a diminuir a altura que o utilizador tem que levantar a perna para entrada/saída do veículo. O trabalho realizado teve como objetivo o desenvolvimento de uma alternativa que combina a versatilidade da bicicleta comum com a segurança e comodidade oferecida por um triciclo, adaptando a alta tecnologia Nuvinci, até agora, apenas disponível em bicicletas de duas rodas. Este produto é diferenciador também pelo facto do seu eixo traseiro não ser estático, dando ao utilizador a opção de escolher a variação da distância entre rodas que mais agrada. O projeto foi desenvolvido recorrendo à ferramenta de modelação 3D, SolidWorks, obedecendo a um método organizado e estruturado, baseado na metodologia de Karl Ulrich e Steven Eppinger. Este produto é fruto de um estudo a nível da motricidade humana nas diferentes fases da vida sem deixar de lado a preocupação com a ergonomia e a segurança do utilizador, para que este possa usufruir do veículo sem entraves.
Nowadays, mobility is essential for active persons, as for those who are constrained in some way, either in physical or in age the tricycle can be an alternative to ordinary bicycle. Therefore, it becomes essential to have a product like this on the market, allowing the user to move without being restricted to the conventional vehicle. Although there are few alternatives on the market, this is distinguished by the design of the frame that was designed in order to reduce the leg lift height and in order to entry/exit of the vehicle. The work developed had as objective an alternative that combines the versatility of ordinary bicycle with safety and convenience offered by a tricycle, adapting NuVinci’s high technology, until now only available in two-wheeled bicycles. This product have also a distinctive rear axle, which is not static, giving the user the option of varying the distance between wheels more like. This project was developed using the 3D modeling tool, SolidWorks, following a structured and organized approach, based on the methodology of Karl Ulrich and Steven Eppinger. This product is the result of a wide study of human movement in the different stages of life without leaving aside the concern with ergonomics and user safety, so he can make use of the vehicle without obstacles.
Description: Mestrado em Engenharia e Design do Produto
URI: http://hdl.handle.net/10773/12299
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
PT Bicicleta e Mobilidade Suave - Dissertações de mestrado
DEM - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf9.8 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.