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dc.contributor.advisorAmaral, Irina Adrianapt
dc.contributor.authorCardoso, Luís Davidpt
dc.date.accessioned2014-05-13T16:22:11Z-
dc.date.available2018-07-20T14:00:44Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/12241-
dc.descriptionMestrado em Gestãopt
dc.description.abstractO desenvolvimento de uma nova era digital, impulsionada pela Web 2.0 e pela expansão dos sites de redes sociais, criou novos desafios às empresas que tiveram de se adaptar a esta nova realidade. Torna-se cada vez mais importante corresponder às expectativas dos clientes e, para que tal aconteça, as empresas têm que se adaptar às suas exigências, tentando daí retirar benefícios próprios. Estes clientes expressam cada vez mais as suas expectativas através dos novos meios de comunicação, como os sites de redes sociais. Assim, as empresas têm que conseguir tirar partido deste facto, construindo estratégias que permitam corresponder a sua oferta às expectativas dos clientes. Desta forma, esta investigação, que tem como objeto de estudo a página do Facebook do Sport Lisboa e Benfica e Futebol Clube do Porto, pretende estudar o impacto da comunicação dos clubes nos seus adeptos, seguidores neste contexto. Do mesmo modo, pretendemos investigar quais as principais diferenças no tipo de comunicação entre os dois clubes e qual o tipo de comunicação que proporciona maior interação junto dos seguidores. Como principais resultados destacamos o facto de ambos os clubes estudados utilizarem as suas páginas no Facebook como meio de divulgação da sua marca, dos seus produtos e serviços, eventos, entre outras informações.pt
dc.description.abstractThe growth of a new digtal era, due to Web 2.0 and the expansion of social network sites, raised new challenges to companies that had to adapt to this new reality. As it becomes increasingly important to respond to clients’ expectations, companies need to adapt to their requirements and draw specific benefits from this interaction. These clients express more and more their expectations through new communication channels, like social network sites. Thus, companies should take benefit of this channel and build strategies capable of adapting their offer to clients’ expectations. This research studies Facebook pages of Sport Lisboa e Benfica and Futebol Clube do Porto looking to comprehend the impact of clubs’ communication in their fans, which are their followers on Facebook. This research analyzes the key differences in the communication typologies between the two soccer clubs and identifies the type of communication that promotes higher interaction close to Facebook followers. As key results, we emphasize that both soccer clubs use their Facebook pages as a channel to communicate their brand, their products and services, their events, among others.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão - Teses de mestradopt
dc.subjectRedes sociaispt
dc.subjectComunicação interpessoalpt
dc.subjectClubes desportivospt
dc.subjectWeb 2.0pt
dc.titleComunicação através do Facebook nos clubes de futebol: estudo de casopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.date.embargo2015-01-06T17:00:00Z-
dc.identifier.tid201583186-
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DEGEIT - Dissertações de mestrado

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