Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12157
Title: Práticas de produção de conhecimento: a investigação na formação de educadores de infância
Author: Figueiredo, Maria Pacheco
Advisor: Portugal, Gabriela
Roldão, Maria do Céu Neves
Keywords: Formação inicial de professores - Teses de doutoramento
Educadores de infância
Formação inicial de professores - Investigação
Conhecimento profissional
Profissão docente
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Visando caracterizar formas de apropriação da realização de investigação na formação inicial de educadores de infância – dada a centralidade que a produção de conhecimento profissional específico assume para a profissão docente e para a qualidade do ensino – esta investigação procura identificar e gizar configurações curriculares de uma dimensão investigativa nos planos de estudo que sustentam a formação dos profissionais, cartografar conceções de professores e alunos sobre a relevância da realização de investigação durante a formação e para a profissão futura, assim como problematizar, através de uma análise metodológica, a produção investigativa realizada no âmbito da formação inicial, interpelando a relação entre propósitos formativos e percursos investigativos. Cada um destes objetivos foi concretizado num estudo, resultando em três estudos entrelaçados pela perspetiva interpretativa e quadro teórico que convocam e pelos diferentes contributos que projetam quer para o papel da investigação na formação inicial de professores quer para uma discussão mais ampla sobre a produção de conhecimento profissional específico. Os resultados são discutidos mobilizando o enquadramento conceptual que sustentou o estudo. A relevância da investigação no âmbito da formação inicial de professores, quer como processo de desenvolvimento de atitude crítica e processos de resolução de problemas quer como preparação para a produção de conhecimento profissional específico, surge nos três estudos embora com variações e ênfases distintas. A profissão como horizonte futuro, para os alunos, e como referência para a formação concebida, para os professores, revelouse um contexto preponderante na decisão e discussão sobre a produção de conhecimento na formação inicial. A variação de conceções e práticas encontrada ao longo dos três estudos, assim como a inconsistência intrainstituição detetada, sugerem que a discussão sobre como conceber e operacionalizar a realização de investigação por educadores de infância exige maior explicitação e maior tónica na especificidade, quer do conhecimento profissional docente quer da educação de infância no âmbito da profissão.
The main aim of the study is to characterize different forms of appropriation of research in initial Early Childhood teacher education – given t the production of specific professional knowledge's centrality for the teaching profession and the quality of teaching. The study seeks to identify curricular configurations of a research dimension in the teacher education programs, map teachers and students' conceptions of the importance of conducting research during teacher education and for the future profession, as well as discuss, through a methodological analysis, the research production of the student teachers, focusing the relationship between purposes and practices. Three studies were developed, interwoven by a common interpretive perspective and theoretical framework, and by the different contributions that they project: both for the role of research in teacher education and for the broader discussion about the production of specific professional knowledge. The results are discussed mobilizing the conceptual framework that sustained the study. The relevance of research in teacher education, either as the process of developing a critical stance and problemsolving processes or as preparation for the production of specific professional knowledge, emerged in the three studies, with variations and different emphasis. The profession as a future horizon, for the students, and as a reference for the development of the teacher education, for the teachers, is very prevalent for discussions and decisions about the production of knowledge in initial teacher education. The variation in conceptions and practices found across the three studies, as well as the intrainstitution inconsistency detected, suggest that the discussion on how to design and operationalize the development of research by early childhood teachers requires greater clarification and greater emphasis on the specificity of both the professional knowledge of the teacher and of Early Childhood Education.
Description: Doutoramento em Educação - Didática e Desenvolvimento Curricular
URI: http://hdl.handle.net/10773/12157
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DE - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese doutoramento.pdf3.44 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.