Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12071
Title: Aprovisionamento no mercado global: comparação China-UE
Author: Hofmann, Mihaela Raluca
Advisor: Martins, Otília
Keywords: Línguas e relações empresariais - Teses de mestrado
Gestão de stocks
Aprovisionamento
Sistemas de segurança
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: É a realidade paradoxal dos nossos tempos: queremos acesso imediato a todos os bens existentes ou criados no nosso planeta, mas apesar disso, continuamos geograficamente afastados uns dos outros. Somos uma geração bem informada e constantemente consciente dos recursos existentes no nosso mundo, o que nos faz querer tudo e já. A proximidade de que se fala, hoje em dia, é, contudo, muitas vezes apenas ilusória, sendo que os países continuam separados por fronteiras políticas, o que torna a produção dos bens de consumo vantajosa e eficiente em alguns sítios e, ao contrário, árdua e altamente taxada em outros. O papel principal do distribuidor é de contornar todas as barreiras físicas e virtuais com o objetivo de trazer um certo bem aos seus clientes. Neste relatório, tentarei analisar e definir qual o aspeto mais capaz de trazer vantagens competitivas ao distribuidor Norbain: a proximidade geográfica ou os custos baixos de produção. A primeira parte deste trabalho configura uma apresentação das tarefas desenvolvidas durante o meu estágio na empresa Norbain. A segunda parte propõe uma análise do conceito do aprovisionamento global, incidindo, simultaneamente, sobre as principais razões que determinam uma empresa a desenvolver uma estratégia global de aprovisionamento e sobre os critérios mais frequentes no processo de seleção dos fornecedores. A terceira e última parte desenvolve um framework teórico que serve de modelo para uma comparação entre dois processos de seleção de fornecedores: Samsung Techwin (fornecedor EU) vs. Dahua (fornecedor China).
It is the paradoxical truth of our times: we want to have immediate access to all goods existent or created on our planet and yet we continue to be geographically far apart from each other. We are well-informed and vividly aware of every resource of our world, which prompts us to desire instant access to whatever our heart might desire at a given moment. However all the “nearness” praised by the media, is very often just illusory, as countries are still separated by political frontiers, which makes the production of goods more convenient and price-effective in some places, while highly taxed and highly regulated in others. The most important role of the distributor is to circumvent all physical and virtual hurdles in order to bring a given good to his customers. In this paper, we will try to understand what is more likely to bring a competitive advantage to a distribution company: geographical nearness or low manufacturing costs. In the first part of this paper I will enumerate and succinctly explain the tasks that were entrusted to me during my internship at Norbain. In the second part I will introduce some theoretical considerations about the phenomenon of global purchasing, respectively: what are the main reasons which determine a company to have a global purchasing strategy and what are the most encountered criteria when choosing a supplier. Afterwards I will propose a theoretical framework for supplier selection criteria, which will serve as a basis for a comparative case-study I will introduce in the third part: China supplier (Dahua) vs. European Union supplier (Samsung).
Description: Mestrado em Línguas e Relações Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10773/12071
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

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