Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/11556
Title: Biofeedback na prevenção da ansiedade em alunos universitários
Author: Chaló, Paulo Alexandre Ferreira
Advisor: Pereira, Anabela Sousa
Keywords: Psicologia individual
Stress (Psicologia)
Alunos do superior
Ansiedade
Adaptação (Psicology)
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Muitos estudantes universitários manifestam elevados níveis de stress e ansiedade, com especial incidência no decorrer do primeiro ano, com impacto negativo a nível pessoal, social e de desempenho académico. Assim é importante o desenvolvimento de programas de intervenção que sejam eficazes, representem baixo custo e sejam de curta duração. A evidência dos estudos realizados tem demonstrado bons resultados de programas com biofeedback, sendo este uma técnica não invasiva e não medicamentosa. Teve-se como objectivo realizar um estudo exploratório para verificar a eficácia do biofeedback na redução e prevenção da ansiedade e stress em alunos que frequentam o primeiro ano da universidade. Quarenta alunos foram divididos em 4 grupos. O grupo 1 com ansiedade elevada (N=7) e grupo 2 com ansiedade normal (N=11), foram submetidos a 5 sessões semanais de biofeedback. Nos grupos de controlo, grupo 3 com ansiedade elevada (N=10) e grupo 4 com ansiedade normal (N=12) não foi realizada qualquer intervenção. Como medidas de avaliação foram utilizados o STAI (Spielberger, 1983, versão portuguesa. Silva 2003) e o ISEU (Inventário do Stress do Estudante Universitário de Pereira et al, 2004). Foram comparados os resultados do STAI e ISEU no início e final da intervenção. Nos grupos sujeitos ao biofeedback observou-se uma redução dos níveis de ansiedade, sendo significativa para o grupo 1, enquanto os grupos de controlo apresentaram um aumento não significativo dos seus valores. Ao nível do stress, enquanto nos grupos com treino em biofeedback não se observaram diferenças significativas, com ligeira redução dos valores no grupo 1 e pequeno aumento no grupo2, ambos os grupos de controlo apresentaram aumento significativo dos seus níveis de stress. Os resultados revelam bons indicadores das potencialidades da intervenção com biofeedback na redução da ansiedade e prevenção de stress. Abrem-se assim novas oportunidades para estudos futuros, com amostras maiores que venham validar estes resultados e desenvolver programas cada vez mais específicos na intervenção em perturbações da ansiedade.
Many college students express high levels of stress and anxiety, with special focus during the first year, with negative impact on personal, social and academic performance. It is important to develop intervention programs that are cost-effective and brief in time. The evidence of previous studies have shown good results of biofeedback programs, with is a noninvasive and not pharmacological technique. This exploratory study pretended to investigate the efficacy of biofeedback in the reduction and prevention of anxiety and stress in students attending the first year of university. Forty students were divided into four groups. Group 1 with high anxiety (N = 7) and group 2 with normal anxiety (N = 11) were subjected to 5 weekly sessions of biofeedback. In control groups, group 3 with high anxiety (N = 10) and group 4 with normal anxiety (N = 12) was not performed any intervention. As evaluation measures, was used STAI (Spielberger, 1983, portuguese version Silva 2003) and ISEU (Inventory of Stress Student University of Pereira et al, 2004). STAI and ISEU results where compared at the beginning and end of the intervention. Groups subjected to biofeedback showed a reduction in anxiety levels, being significant for the group 1, while control groups showed a non-significant increase of its anxiety values. On stress levels, while on subjects in the intervention groups were not observed significant differences, with slightly lower values in group 1 and small increased values on group 2, both control groups showed a significant increase in their stress levels. These results reveal good indicators about the potential of biofeedback intervention in anxiety reducing and stress prevention. It opens new opportunities for further studies, with larger samples, in order to validate these results and to develop more specific intervention programs to anxiety disorders.
Description: Mestrado em Psicologia
URI: http://hdl.handle.net/10773/11556
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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