Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/11555
Title: Vulnerabilidades para a demência em idosos : escolaridade, atividades profissionais e atividades de lazer
Author: Tavares, Liliana Ferreira
Advisor: Monteiro, Sara Otília Marques
Keywords: Psicologia clínica
Demência
Cuidados de saúde
Saúde mental
Pessoas idosas
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A demência consiste numa consequência do envelhecimento que resulta num problema de saúde pública. Trata-se de um problema médico e social em crescimento que pode ocorrer em qualquer idade, sobretudo nas mais avançadas. Esta investigação corresponde a um desenho transversal e pretende conhecer se existe uma relação entre o nível de escolaridade, as atividades profissionais, as atividades de lazer e o quadro demencial. Para tal, analisou-se uma amostra de 62 indivíduos, dos quais 17 se encontravam com diagnóstico clínico de demência e 21 sem qualquer demência. Os instrumentos de avaliação administrados foram os seguintes: Exame do Estado Mental (Mini Mental State Exam – MMSE; Folstein, Folstein, & McHugh, 1975; versão portuguesa: Guerreiro et al., 1994); Escala de Avaliação Clínica da Demência (Clinical Dementia Rating – CDR; Morris, 1993; versão portuguesa: Garrett et al., 2008). Dos resultados obtidos, destaca-se a existência de relações estatisticamente significativas entre as atividades de lazer e o desenvolvimento de demências assim como a ausência de diferenças estatisticamente significativas entre o nível de escolaridade, as atividades profissionais e o desenvolvimento de demências. As atividades de lazer revelam ser variáveis importantes no não desenvolvimento de demência, assumindo-se como elementos fundamentais numa intervenção preventiva.
Dementia is a consequence of aging that results in a public health problem. This is a medical problem that growth can occur at any age, especially in the more advanced. This research represents a cross-sectional design and wants to check if there is a relationship between the level of education, professional activities, leisure activities and dementia. To do this, we evaluated a sample of 62 individuals, of whom 17 were diagnosed with dementia and 21 without dementia. Assessment instruments administered were the following: Mental State Examination (Mini Mental State Exam – MMSE; Folstein, Folstein, & McHugh, 1975; portuguese version: Guerreiro et al., 1994); Rating Scale Clinical Dementia (Clinical Dementia Rating – CDR; Morris, 1993; portuguese version: Garrett et al., 2008). From the results, we highlight the existence of statistically significant relationships between leisure activities and the development of dementia and the absence of statistically significant differences between the level of education, professional activities and the development of dementia. Leisure activities turn out to be important variables in the no development of dementia, taking as fundamental elements in a preventive intervention.
Description: Mestrado em Psicologia
URI: http://hdl.handle.net/10773/11555
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7976.pdf2.94 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.