Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1143
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Rosa Maria Pinho depor
dc.contributor.authorPinto, Sílvia Machado de Paiva Loureiro Bigotepor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:33:04Z-
dc.date.available2011-04-19T13:33:04Z-
dc.date.issued2007por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1143-
dc.descriptionMestrado em Criação Artística Contemporâneapor
dc.description.abstractA presente dissertação apresenta um trajecto de investigação desenvolvido em cumprimento do requerido para conclusão do Mestrado em Criação Artística Contemporânea. Foi desenvolvido em duas fases distintas: num primeiro momento procedeu-se ao estudo de diferentes tipos de Narrativas Visuais dando principal importância às Narrativas Visuais do Imaginário Infantil da obra de Paula Rego: vivências infantis, memórias da família e dos amigos, e o Bestiário de Paula Rego, tentando também fazer a ligação das diferentes narrativas com o trabalho desta artista. Este primeiro momento de investigação serviu de base para o desenvolvimento do segundo, já em contexto escolar, que decorreu na Escola EB 2/3 de Cacia com três turmas de alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, duas delas na disciplina de Educação Visual e outra em Oficina de Artes Plásticas. A metodologia de trabalho utilizada foi a investigação-acção. Os alunos fizeram trabalhos de interpretação de obras da artista, para o que visitaram a exposição da artista em Serralves, visualizaram imagens da sua obra através do episcópio, fizeram a leitura de vários textos de interesse para este trabalho e também a sua própria investigação pela Internet. Finalmente, realizaram um trabalho de narrativas visuais, tendo como base as suas próprias memórias infantis. Este último, foi um trabalho interdisciplinar, com a disciplina de Língua Portuguesa. Acredita-se que os alunos de hoje necessitam de adaptação constante a um mundo em mudança, com estrutura e liberdade para desenvolverem um sentido crítico e entender o mundo. Os alunos precisam de estratégias diversificadas, de forma a conseguirem informação clara, e sentido crítico, que contribuam para o uso prático e objectivo dos conhecimentos adquiridos. Será “aprender a aprender” em que as capacidades e as estratégias têm principal importância, mas também a pesquisa e a análise de factos, o desenvolvimento de estratégias de sintetização de informação e a partilha do que aprenderam com os outros. Este envolvimento proporcionar-lhes-á a interiorização e a recordação do objecto de estudo, mas também as ferramentas necessárias para lidar com a informação e que poderão usar durante toda a vida. Cada vez mais aumenta o número de pessoas com acesso a um novo mundo na informação, devendo aprender a seleccionar e a usá-la eficazmente. A apresentação do trabalho realizado à Comunidade Escolar foi um enriquecimento ao nível de toda a Escola. Alunos, pais, encarregados de educação e restante comunidade, puderam apreciar os excelentes trabalhos, contribuindo com a sua opinião. Os elogios foram muitos, mostrando-nos que os resultados encontrados evidenciavam que o tema teve mérito, e foi importante no processo pedagógico. Ideias semelhantes para trabalhos futuros, criam a possibilidade de desenvolvimento de novos projectos, devendo dar-se a oportunidade aos professores de aumentar o currículo-base, de forma a permitir a abordagem de temas, que por questões de tempo não estão contemplados no currículo. ABSTRACT: The following dissertation presents a trajectory of investigation that was carried out so as to develop and conclude a Masters Degree in Artistic and Contemporary Creation. Its development undertook two different stages. In the first phase a study of different kinds of Visual Narratives was done, with an emphasis on the Visual narratives of the childhood imagery in the work of Paula Rego - childhood experiences; family and friends’ memoirs and Paula Regos’s bestiary – in order to attempt to establish a connection between the different narratives and the artist’s work. Moreover, the first stage of the investigation served as a basis for the second, which was done in an educational context, that occurred in three classes of a school in Cacia that were involved, two of them in the subjects of Art and one in the subject of Arts Workshop. The methodology used was action-research. Having visited the artist’s exhibition at Serralves (Porto), the students developed projects involving the interpretation of the artist’s work. The students also saw images of the artist’s work through the episcope (opaque projector), they read various texts of interest related to the subject and they also researched on the Internet. Finally, they created their own visual narratives based on the written narratives which contained childhood memories. This work was done in collaboration with the subject of Portuguese language. Nowadays, students need to constantly adapt to a changing world in a structured and free way in order to develop a critical sense and to understand the world. Students need diversified strategies, so as to obtain clear information and critical sense that contribute to the practical and objective use of their acquired knowledge. Students will be “learning to learn” which will not only allow them to acquires important skills and strategies, but they will also implement research and fact analysis, the ability to summarize information and to share it with others. This involvement will not only allow them to interiorize and remember the study subject but this will also give them the necessary tools to deal with information which they can use throughout their lives. The number of people with access to a new world of information is increasing, thus making it necessary to learn how to select and use information efficiently. Contemporary Art is, on our perspective, an inspiration for education, for the fruition and for the freedom of decision-making in the learning process. It will be with this freedom that learners will have the opportunity to pursue the areas that are in accordance with their interests and necessities and that will contribute to strengthen their character. The presentation of this work in the school community was enriching for the entire school. Students, parents, guardians and the rest of the school’s community could appreciate the students’ excellent projects and give their opinion on them. The many praises received proved that it was important to the pedagogical process. Similar ideas for future work in this area create the possibility of developing new projects, teachers should be given the opportunity to increase the general curriculum in such a way that they may explore themes which, because of the lack of time, are not contemplated in the curriculum.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000218696por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCriação artísticapor
dc.subjectArtes plásticaspor
dc.subjectEducação visualpor
dc.subjectEducação artísticapor
dc.subjectComunicação visualpor
dc.titleO imaginário infantil na obra de Paula Rego : narrativas visuaispor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
2008001286.pdf42.66 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.