Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/11422
Title: Representações sociais de professores, EE e inclusão de alunos com NEE
Author: Santos, Anabela Neto dos
Advisor: Martins, António Maria
Keywords: Educação especial
Inclusão social
Relações escola-familia
Trabalho colaborativo
Representação social
Participação dos pais
Relações escola-comunidade
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este trabalho tem como objeto de estudo as Representações Sociais de profissionais e EE relativamente à “comunidade educativa, à relação escola-família, à colaboração entre profissionais e pais e a inclusão de alunos com NEE. Trata-se de um Estudo de Caso realizado no ano lectivo 2012/2013, num agrupamento de escolas, ensino público, na zona de Ovar, que envolveu famílias e professores dos vários níveis de ensino. Os dados do estudo empírico resultaram da aplicação de inquéritos por questionário, da realização de entrevista e análise documental. Para o tratamento e análise dos dados obtidos recorremos à triangulação de dados. Podemos contatar, com base nos dados obtidos, que este agrupamento de escolas, caracterizado através das valorizações concedidas, por profissionais e EE, em vários domínios que se direcionaram para os objectivos delineados, na fase inicial, desta investigação: -Perceber a emergência e valorização da escola enquanto “comunidade educativa”; -Compreender que Tipo de Representações Sociais têm os professores e EE relativamente ao trabalho colaborativo na relação escola-família na promoção da inclusão de alunos com NEE; -Compreender que Representações sociais têm os professores e os EE sobre a inclusão de alunos com NEE nos processos de ensino-aprendizagem na sala de aula; - Elencar um conjunto de boas práticas de intervenção na Inclusão de alunos com NEE na escola e na sala de aula, nomeadamente no processo de ensino-aprendizagem. Esta escola tem revelado, através das práticas implementadas, ser uma escola que “espelha” uma escola que se diz comunidade educativa, refletindo, claros benefícios da sua abertura a outros agentes educativos. Revelou, ainda, nas interações sociais estabelecidas entre professores e EE, uma escola que “abre portas” à co-responsabilização dos vários agentes educativos no processo de ensino - aprendizagem. As conquistas reveladas através das apreciações concedidas pelos professores e EE denunciam conquistas positivas na implementação de um trabalho colaborativo entre a escola e a família, que, conjuntamente, colmatam em práticas de uma escola que promove uma educação inclusiva, efectivada, através de boas práticas inclusivas.
This work aims to study the Social Representations of the teaching professionals and EE related to the “educational community”, school-family relation, cooperation between teaching professionals and parents and the inclusion of students with special educational needs. It's a Case Study made in the 2012/2013 school year, in a public teaching school grouping, in the Ovar area, which involved families and teachers of the several levels of education. The empirical study data resulted from the use of questionnaire surveys, interviews and documental analysis. For the data treatment and analysis obtained, we’ve made the data triangulation. Based on the obtained data, we can see that this school grouping, characterized by the given valuations by teaching professionals and EE, in several domains directed to the set goals in the initial phase of this research: - Understand the emergency and valuation of the school as an “educational community”; - Understand what kind of Social Representations the teachers and EE have related to the cooperative work in the school-family relations in promoting the inclusion of students with special educational needs; - Understand what Social Representations the teachers and EE have about the inclusion of students with special educational needs in the teaching-learning processes in the class room; - List a set of good intervention practices in the inclusion of students with special educational needs in the school and class room, namely, in the teaching-learning process. This school has been showing, through the implemented practices, that it’s a school that mirrors the one considered an educational community, reflecting clear benefits of its opening to other educational agents. Moreover, through the social interactions established between teachers and EE, it unveiled a school that opens windows to the co-responsibility of the several educational agents in the teaching-learning process. The accomplishments obtained through the valuations given by the teachers and EE reveal positive accomplishments in the implementation of a cooperative work between the school and the family, which, together, result in good practices of a school that promotes an inclusive education, applied through good inclusive practices.
Description: Mestrado em Administração e Políticas Educativas
URI: http://hdl.handle.net/10773/11422
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7830 por.pdf3.09 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.