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dc.contributor.advisorMiguel, Rui Alberto Lopespor
dc.contributor.advisorProvidência, Franciscopor
dc.contributor.authorBaptista, Sandra Isabel Diaspor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:32:56Z-
dc.date.available2011-04-19T13:32:56Z-
dc.date.issued2007por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1139-
dc.descriptionMestrado em Design, Materias e Gestão do Produtopor
dc.description.abstractO presente trabalho propõe-se traçar a concepção de um percurso estratégico alternativo ao modelo empregue actualmente pelas empresas do sector Têxtil e Vestuário na região da Beira Interior, destinado a promover o aumento da competitividade, através da incorporação do Design na sua cadeia de valor. Ao gerar novos produtos, diferentes dos actualmente produzidos pelo mercado (tanto pela sua forma como pela sua função), o design poderá contribuir para um novo posicionamento comercial do sector têxtil, junto de novos mercados e consumidores. Com vista a um levantamento e apreciação da actual intervenção do Design nas empresas Têxteis e de Vestuário na região da Beira Interior, foi desenvolvido o questionário com o objectivo de reunir o máximo informação sobre a actual situação. Da análise dos resultados obtidos, constatou-se um baixo grau de integração de design nestas empresas que, na generalidade, delineiam as suas estratégias sob a óptica da subcontratação, revelando uma posição passiva ou meramente reactiva perante o mercado. Porque a competitividade exige das empresas atitudes pró-activas, no sentido de prever e antecipar as potenciais necessidades dos consumidores, apresenta-se o design como instrumento apto ao alcance desses objectivos. Neste sentido, foi delineado uma proposta para a integração do design na cadeia produtiva, adaptada à realidade económica deste grupo de empresas, que são essencialmente de pequena e média dimensão, com vista à diferenciação dos seus produtos ou serviços, como factor de competitividade entre as suas congéneres, constituindo uma resposta mais próxima das necessidades simbólicas e práticas dos consumidores. ABSTRACT: The present work intends to outline an alternative strategy to the model being practiced nowadays by the textile industries of the Beira Interior region. This alternative model will be used to promote an increment of competitiveness through the inclusion of design in the supply chain. By generating new products, different from what is presently offered, design could contribute for a new market positioning of the textile sector. With the objective of evaluating the present intervention of design in the textile industries of the Beira Interior region, a questionnaire was developed to obtaining the maximum amount of information about the current situation. By analyzing the results, we notice a low degree of integration of design in these industries that, in general, outline their strategies though outsourcing, revealing a reactive or passive position towards the market. Because competitiveness needs a proactive attitude to foresee and to anticipate the potential consumer needs, design presents itself as tool able to reach these objectives. With this purpose, a proposal to integrate design in the supply chain was outlined and adapted to the companies’ reality, which in general are small and medium size companies, as to differentiate their products or services as a competitive factor, that constitutes an answer near to the symbolical and practical needs of the consumer .por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000218673por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesignpor
dc.subjectDesign de produtospor
dc.subjectIndústria têxtilpor
dc.subjectPequenas e médias empresaspor
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpor
dc.titleMeios para a valorização do produto com base no património culturalpor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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