Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/11337
Title: Digital storytelling em contexto de formação profissional corporativa: o lado emocional da narrativa digital
Author: Moniz, Rita Fidalgo de Morais Lobão
Advisor: Ramos, Fernando Manuel dos Santos
Santos, Arnaldo Manuel Pinto dos
Keywords: Comunicação multimédia
Técnicas digitais
Comunicações digitais
Formação profissional
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A investigação de desenvolvimento do projeto StoryLearn foi concebida no âmbito do Mestrado em Comunicação Multimédia da Universidade de Aveiro, no ano letivo de 2011/2012. StoryLearn é um projeto multidisciplinar integrado no CETAC.MEDIA (Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação da Universidade de Aveiro) em colaboração com a empresa PT Inovação SA. Os seus objetivos principais têm como foco o estudo, a conceção, a implementação e a validação de conteúdos multimédia para apoio à formação profissional corporativa, através da técnica Digital Storytelling (DST). No âmbito da formação corporativa da PT Inovação - Aveiro, o estudo de caso desta investigação foi desenvolvido no contexto deste projeto de inovação, onde o DST foi utilizado para o estudo do envolvimento do formando com os conteúdos formativos, do qual divergiu uma abordagem mais técnica e processual, abordada pela aluna de mestrado Ana Pinho, e outra mais concetual e emotiva, abordada pela investigadora nesta dissertação. Das disciplinas integrantes do Estado da Arte salientaram-se a técnica do DST, a área da Aprendizagem e as Emoções Humanas das quais o Design não se descura. Devido ao potencial do DST em aproximar rápida e eficazmente o conteúdo abordado à audiência, como em casos utilizados no Ensino ou na Publicidade, estudou-se a sua aplicação no contexto da formação profissional corporativa, mais especificamente em Video Learning Objects. Partindo deste contexto, a abordagem desta investigação terá como pilar basilar o Design Emocional, mais concretamente a utilização de elementos infográficos na narrativa audiovisual formativa, de modo a promover uma experiência de aprendizagem positiva do formando, motivando-o e envolvendo-o com os conteúdos formativos. O público-alvo do projeto são os formadores e formandos da PT Inovação que utilizam o Learning Object como complemento da formação, adultos de ambos os sexos, com cerca de 30 anos e com literacia digital. Para contextualizar o projeto nesta realidade, foi feito um inquérito por questionário ao focus group, utilizadores-teste do Repositório Colaborativo de Learning Objects da PT Inovação. O final do projeto traduziu-se numa amostra significativa do que foi estudado aplicado na prática. Foram desenvolvidos protótipos - alguns dos quais irão ser implementados como complemento formativo - que permitiram desenvolver conteúdos importantes para a produção de um primeiro "guião de construção de Video Learning Objects" para futura utilização pelos formadores.
The design of StoryLearn project and its investigation was developed under the Master of Multimedia Communication of University of Aveiro, during the year 2011/2012. StoryLearn is a multidisciplinary project integrated in CETAC.MEDIA (Communication Sciences and Technologies Research Center in the University of Aveiro) in collaboration with PT Inovação SA. Its primary objectives focuses on the study, conception, implementation and validation of multimedia contents that supports the Learning Organization through the Digital Storytelling (DST). The case study of this investigation was developed under the context of this learning innovation project of PT Inovação - Aveiro, where the DST was used to study the involvement of the students with the learning contents. Two approaches were taken: master's student Ana Pinho approaches the skills and process of developing Learning Objects and the investigator of this dissertation approaches the concept and emotion of the Learning Objects. The State of the Art highlights the DST technique, the Learning, and the Human Emotions (in which the Design is not overlooked). Due to the potential of DST in approaching the content and the audience in a quick and effective manner, as in cases used in teaching or advertising, its application was studied in the context of corporate training in a learning organization, more specifically in Video Learning Objects. Based on this context, the research approach will assume Emotional Design as the main pillar. More specifically, the use of infographic elements in learning audiovisual narrative in order to provide a positive learning experience, motivating and involving students with the learning contents. The project's target audience are the PT Inovação's trainers and trainees, who use the Learning Object to aid in their development. They are digitally literate adults of both sexes, about 30 years old. The focus group was defined through the test users from Learning Objects Collaborative Repository of PT Inovação, who answered a questionnaire survey in order to contextualize the project in this reality. The end of the project resulted in a significant reflection of what has been studied applied in its practice. Prototypes have been developed, some of which will be implemented as an PT Inovação Learning add-on, which allowed the development of an initial "guide to build Video Learning Objects", for future use by trainers.
Description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/11337
Appears in Collections:DECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf30.22 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.