Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/11336
Title: Gestão do design em ambiente empresarial: o projeto de rebranding Polisport Off-Road
Author: Oliveira, Brígida Augusta Posse de
Advisor: Uva, Paulo Alexandre Lomelino de Freitas Tomé Rosado Bago De
Keywords: Design
Gestão de marketing
Design de produtos
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A integração da Gestão do Design em ambiente empresarial é uma ferramenta estratégica para a criação de valor e inovação, nomeadamente em Pequenas e Médias Empresas portuguesas. Esta dissertação apresenta uma solução de design adotada pela empresa Polisport- Plásticos S.A., servindo como exemplo de aproximação da Universidade às empresas. O estudo, de base projetual, resulta da prática professional na empresa e do envolvimento direto no projeto de rebranding, conjugado com a necessidade de sustentação teórica de acompanhamento, orientação e suporte à prática projetual. Tendo como objetivo alcançar a liderança mundial no mercado de componentes plásticos no setor off-road, a Polisport iniciou em meados de 2012 o projeto de rebranding que deverá reforçar a notoriedade da marca; incorporar uma estratégia de comunicação integrada que reflita a identidade corporativa e adotar as práticas de design sustentável. A identificação da necessidade de mudança motivou a definição do problema e a imposição das limitações ao projeto, estruturado com a calendarização das diferentes etapas, departamentos intervenientes e áreas de atuação. O packaging foi o primeiro elemento a ser trabalhado. As reclamações de clientes relativas a problemas de embalamento na recepção de produtos foram o principal fator para iniciar, por aqui, o trabalho de rebranding. As soluções encontradas apontam para ganhos de sustentabilidade, pela escolha de materiais, tecnologias e otimização da forma para transporte (aspeto particularmente importante, uma vez que a exportação representa cerca de 97% do volume anual de faturação). Relativamente aos aspetos criativos e funcionais as soluções indiciam uma maior eficácia na comunicação e resolução dos aspetos que motivam reclamações por parte dos clientes. Assim, pode aferir-se com o exemplo do projeto de rebranding Polisport off-road que a integração do Design em ambiente empresarial tem impacto na criação de valor para os produtos e para as empresas.
Including Design Management in the companies structure is a strategic tool for innovation and value generation, specially in small and medium business models. This dissertation presents a design project from the company Polisport – Plásticos S.A., as an example from the collaboration between universities and companies. This study is the result of the professional practice in the company working at the rebranding process along with the need of theoretical support within the project monitoring. Having as main goal getting the leadership position inside the market of off-road plastic components, Polisport started in 2012 its rebranding project in order to reinforce the brand awareness; create an articulate communication, able to reveal the identity of the brand and also adopt sustainable design measures. The need for change headed to the problem setting and to define some boundaries within the project, by structuring a calendar with all the milestones, departments involved and range of the project. The redesign process started with the packaging. Clientsʼ complaints on the way products were wrapped were the reason for starting the project from the packaging rebranding. The new ideas that this project generated indicate some sustainability improvements, because of the choice for materials and technologies and also because of the optimization of the transportation (this was a quite important topic, since exports represents 97% of the annual revenues). In terms of creativity and usability, the new ideas point toward a more effective communication and try to overcome the most frequent complaints made by the clients. For this reason, the Polisport off-road project might be seen as an example of the impact of design within the company structure, enabling value generation not only for the products but also for the company.
Description: Mestrado em Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/11336
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf57.27 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.