Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1132
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCorreia, Jorge Manuel Salgado Castropor
dc.contributor.authorCarvalho, Luís Filipe Leal depor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:32:44Z-
dc.date.available2011-04-19T13:32:44Z-
dc.date.issued2006por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1132-
dc.descriptionMestrado em Músicapor
dc.description.abstractJosé Avelino Canongia (1784-1842), clarinetista português de ascendência catalã, foi, juntamente com o pianista Domingos Bomtempo, um dos mais aclamados virtuosos portugueses da primeira metade do séc. XIX. De Paris a S. Petersburgo, de Londres à península italiana, realizou incontáveis concertos nos melhores palcos europeus, sempre muito aplaudidos pelo público. Foi solista da orquestra do Real Theatro de S. Carlos, e, significativamente, o primeiro professor de clarinete do Conservatório Nacional, aquando da sua fundação em 1835. Os quatro concertos para clarinete, escritos com certeza para exaltação do seu próprio virtuosismo, representam os únicos do género para o instrumento da autoria de um português, e as exigências técnicas colocadas ao solista aproxima-os do estilo de Paganini e Spohr. Assim, o objectivo principal do presente trabalho, é contribuir para a divulgação da vida e obra deste virtuoso oitocentista do clarinete, para tal apresentando uma aturada biografia do músico, ao mesmo tempo que se recuperam os concertos para clarinete e orquestra, súmula da escassa obra criada por José Avelino. Propõe-se, finalmente, partituras com versões modernas (críticas) da parte solista (clarinete), e ainda as primeiras reduções completas do acompanhamento orquestral para piano. ABSTRACT: José Avelino Canongia (1784-1842), Portuguese clarinettist of Catalan origins, stood, alongside with pianist and composer João Domingos Bomtempo, as one of the most acclaimed Portuguese virtuosos of the early half in the nineteenth century. From Paris to S. Petersburg, from London to the Italian peninsula, he played frequently in the foremost plateaus, always to great appreciation of the public. Later he became principal clarinet of the opera orchestra at the S. Charles Royal Theatre, and was to be also the first teacher at the newly founded National Conservatory of Music, from 1835. The four concertos for clarinet, written surely as a vehicle for depiction of his own virtuosity, represent the only examples of the genre by a Portuguese composer, and its technical demands are close to style of Paganini and Spohr. It is, therefore, the main purpose of the present dissertation to contribute actively to a wider knowledge of the life and work of this 19th century virtuoso of the clarinet. For that purpose a comprehensive biography of José Avelino is presented, alongside with new, critical, versions of the solo part (clarinet), and the first ever piano accompaniment reductions based on the original editions of this concertos.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000209514por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectMúsicospor
dc.subjectMúsica para clarinete e orquestrapor
dc.titleJosé Avelino Canongia (1784-1842) : virtuoso e compositorpor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007001411.pdf4.02 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.