Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10963
Title: A cerâmica na disciplina de educação visual do 3º ciclo
Author: Silva, Sandra Afonso Vieira da
Advisor: Oliveira, Rosa Maria Pinho de
Keywords: Educação visual
Artes visuais
Ensino básico 3º ciclo
Cerâmica - Ensino
Processo de fabrico
Azulejos decorativos
Projectos educativos
Cerâmica - História de arte - Portugal
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente relatório visa defender a introdução do ensino da cerâmica na disciplina de Educação Visual, nomeadamente no 3º Ciclo do Ensino Básico. Esta investigação é composta por uma breve história da cerâmica e da introdução do azulejo em Portugal. Refere, ainda, os autores portugueses mais significativos que realizaram painéis e revestimentos parietais cerâmicos na época contemporânea. Seguidamente é analisada a técnica da cerâmica, bem como se explana a importância desta técnica para os alunos deste grau de ensino. O mote desta investigação foi dado pela realização de uma proposta de trabalho, durante a Prática de Ensino Supervisionada, para um painel cerâmico relevado sobre o “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente. Este projecto permitiu assim experimentar a técnica da cerâmica como um meio para a expressão da criatividade, no sentido de beneficiar os alunos com uma oportunidade para tomarem consciência de si próprios e das suas emoções, bem como a prática da interdisciplinaridade, neste caso com a disciplina de Português.
The present text aims to promote the introduction of ceramic in the Visual Education discipline, namely in the 3rd year of Basic Education. A general view of ceramic history and introduction of “azulejo” in Portugal opens the discussion, passing by an extensive overview of ceramic panels and wall-coverings of contemporary artists. A short approach of ceramics techniques as well as the importance of this technique for the pupils comes next, framing the investigation. The starting point was the teaching practice project for a threedimensional ceramic panel illustrating the “Auto da Barca do Inferno” by Gil Vicente. This gave an opportunity to the author and the pupils to experiment ceramic techniques as a mean to express creativity. The self consciousness and emotions awareness was this way introduced by the ceramics modeling. It was also an opportunity to use interdisciplinary methods, in this case with Portuguese discipline.
Description: Mestrado em Ensino de Artes Visuais do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/10963
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7543.pdf10.18 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.