Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/10963
Title: | A cerâmica na disciplina de educação visual do 3º ciclo |
Author: | Silva, Sandra Afonso Vieira da |
Advisor: | Oliveira, Rosa Maria Pinho de |
Keywords: | Educação visual Artes visuais Ensino básico 3º ciclo Cerâmica - Ensino Processo de fabrico Azulejos decorativos Projectos educativos Cerâmica - História de arte - Portugal |
Defense Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente relatório visa defender a introdução do ensino da
cerâmica na disciplina de Educação Visual, nomeadamente
no 3º Ciclo do Ensino Básico.
Esta investigação é composta por uma breve história da
cerâmica e da introdução do azulejo em Portugal. Refere,
ainda, os autores portugueses mais significativos que
realizaram painéis e revestimentos parietais cerâmicos na
época contemporânea. Seguidamente é analisada a técnica
da cerâmica, bem como se explana a importância desta
técnica para os alunos deste grau de ensino.
O mote desta investigação foi dado pela realização de uma
proposta de trabalho, durante a Prática de Ensino
Supervisionada, para um painel cerâmico relevado sobre o
“Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente. Este projecto
permitiu assim experimentar a técnica da cerâmica como um
meio para a expressão da criatividade, no sentido de
beneficiar os alunos com uma oportunidade para tomarem
consciência de si próprios e das suas emoções, bem como a
prática da interdisciplinaridade, neste caso com a disciplina de
Português. The present text aims to promote the introduction of ceramic in the Visual Education discipline, namely in the 3rd year of Basic Education. A general view of ceramic history and introduction of “azulejo” in Portugal opens the discussion, passing by an extensive overview of ceramic panels and wall-coverings of contemporary artists. A short approach of ceramics techniques as well as the importance of this technique for the pupils comes next, framing the investigation. The starting point was the teaching practice project for a threedimensional ceramic panel illustrating the “Auto da Barca do Inferno” by Gil Vicente. This gave an opportunity to the author and the pupils to experiment ceramic techniques as a mean to express creativity. The self consciousness and emotions awareness was this way introduced by the ceramics modeling. It was also an opportunity to use interdisciplinary methods, in this case with Portuguese discipline. |
Description: | Mestrado em Ensino de Artes Visuais do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10963 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.