Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1090
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMadeira, Rosa Lúcia de Almeida Leite Castropor
dc.contributor.authorNóbrega, Cristina Isabel de Freitas Duartepor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:31:39Z-
dc.date.available2011-04-19T13:31:39Z-
dc.date.issued2010por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1090-
dc.descriptionMestrado em Ciências da Educação - Educação Social e Intervenção Comunitáriapor
dc.description.abstractO insucesso escolar é tido como resultado de uma incapacidade de atingir os patamares definidos por uma escola assente num código elaborado. Mais do que um fracasso escolar, o insucesso adquire contornos de exclusão social na qual a escola não passa incólume. A experiência vivida pelos alunos sucessivamente remetidos para corredores de insucesso e exclusão constituiu um ponto de partida para uma reflexão sobre as relações de poder e as desigualdades sociais e escolares. Este trabalho nasce das inquietações que se avolumavam dentro de nós próprios no exercício da profissão docente e pretende fazer eco das vozes de um grupo de dez alunos de um Curso de Educação e Formação de Reparador Instalador de Computadores, na Escola Secundária de Santa Maria da Feira. Numa aproximação à metodologia da Investigação-Acção Participativa, pretendeu-se transformar aqueles que em outras circunstâncias de investigação são objectos de estudo, em sujeitos capazes de tomar consciência dos determinismos que os condicionam. Pretende-se que se tornem actores sociais e agentes da sua própria mudança, reconstruindo o seu lugar social onde inscrevam um significado de vida e a participação na construção do colectivo. ABSTRACT: School failure is seen as an inability of getting the levels required by a school based on an elaborated linguistic code. More than a simple school failure, it is a social exclusion in which school does not pass unscathed. The experience of the students successively sent to the corridors of failure and exclusion was a starting point for a reflection about power relations and social and school inequalities. This work arises from concerns that swelled within ourselves in the exercise of the teaching profession and seeks to echo the voices of a group of ten students of the Computer Repair and Installer Course of Education and Training, at Santa Maria da Feira´s High School. Approaching to the Participatory Action-Research methodology, it was intended to transform those who, in other circumstances, are the theme of case study, in individuals able of becoming aware of the determinisms and, as social actors, rebuild a place where they get a meaning of life and participation in building the collective.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000237243por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSociologia da educaçãopor
dc.subjectEnsino profissionalpor
dc.subjectRendimento dos alunospor
dc.subjectInsucesso escolarpor
dc.titleReconstrução do lugar social dos alunos dos cursos de educação e formaçãopor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010001697.pdf6.04 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.