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http://hdl.handle.net/10773/10856
Title: | Educação e cuidados em creche : conceptualizações de um grupo de educadores |
Author: | Coelho, Ana Maria Sarmento |
Advisor: | Portugal, Gabriela |
Keywords: | Educação das crianças Educadores de infância Formação de professores Educação pré-escolar |
Defense Date: | 2004 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Em Portugal tem sido realizada pouca investigação acerca da educação e
cuidados de crianças pequenas em contextos colectivos de atendimento.
Embora seja aceite que uma das principais variáveis que afectam a qualidade
da creche se relaciona com a formação e desempenho dos educadores que aí
trabalham, o modo como eles compreendem as suas práticas e contextos de
práticas não têm sido interrogados.
O presente trabalho tomou como referência o designado “paradigma do
pensamento do professor”, e foi realizado através de uma abordagem
qualitativa (a grounded theory), tendo conduzido à formulação de um modelo
compreensivo das conceptualizações (crenças e teorias implícitas) de um
grupo de educadoras acerca da educação e cuidados de crianças em creche.
Esse modelo procura condensar os dados que emergiram do processo
analítico e que dizem respeito aos processos através dos quais as educadoras
dão significado às suas práticas em creche, aos princípios que lhes servem de
orientação, aos dilemas que enfrentam na definição de padrões de acção e na
construção curricular, bem como ao modo como a experiência efectiva nesse
contexto questiona e é também interrogada pelas suas ideias prévias acerca
da educação não parental e acerca da sua própria profissionalidade como
educadoras de creche. Very little research has been carried out in Portugal into the care and education of children under three. Although it is widely accepted that one of the main variables that influences child care quality relates to the practitioners education and performance, the question of the way practitioners understand their practices and contexts of practice has not been addressed. The theoretical framework of this study was the “teacher thinking paradigm”, and grounded research methodology was employed in order to develop a comprehensive model of the conceptualizations (beliefs and implicit theories) of a group of early child teachers about the education and care of young children in child care centers. The model built through the research process focus on the way early child teachers create meanings for their practices in child care centers, the principles that serve to them as orientation, the dilemmas they face in the definition of patterns of action and in the curricular construction, as well as the way their effective experience in those settings questions and is also interrogated by their previous ideas concerning non parental education and also concerning the specific professional nature of their own roles and missions. |
Description: | Doutoramento em Ciências da Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10856 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
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