Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1084
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNeto, Ana Maria Bertão da Silvapor
dc.contributor.advisorMadeira, Rosa Lúcia de Almeida Leite Castropor
dc.contributor.authorSilva, Gabriel Ferrera Ramos dapor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:31:28Z-
dc.date.available2011-04-19T13:31:28Z-
dc.date.issued2010por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1084-
dc.descriptionMestrado em Ciências da Educação - Educação Social e Intervenção Comunitáriapor
dc.description.abstractOs alunos da escola pública permanecem demasiado tempo na instituição escolar e as propostas relativamente à ocupação do seu tempo nas Actividades de Enriquecimento Curricular apresentam-se mais como uma resposta - solução para os problemas das famílias e da escola do que para a escuta, participação e decisão dos alunos no espaço escolar. Vários autores são unânimes em considerar que há um excesso de tempo ocupado pelas crianças na escola e, ainda, uma "colonização" do tempo pela lógica e pensar dos adultos, pelas suas expectativas e interesses que se sobrepõem às reais necessidades dos alunos. O Projecto de Investigação-Acção foi desenvolvido, no contexto de uma escola do 1º ciclo do Ensino Básico de Leiria, numa turma do 4º ano, durante o período das Actividades de Enriquecimento Curricular. Com o recurso a dispositivos de escuta dos problemas e necessidades das crianças, como a observação participativa, as dinâmicas de grupo, os Grupos de Discussão Focalizada, as entrevistas, as conversas intencionais e a análise documental, obtivemos a informação necessária para descobrir que existiam problemas associados à comunicação entre alunos e professores e problemas de integração de um aluno na escola e, ainda, à resolução rotineira dos trabalhos para casa e à escola, em geral. O Projecto foi desenvolvido com a finalidade de a criança - aluno - cidadão se identificar com a escola a partir das suas próprias escolhas, de haver um lugar para a inclusão de novas ideias e de atitudes de tolerância e respeito entre os alunos, numa óptica de participação democrática e efectiva no seu percurso escolar. A Investigação-Acção Participativa, como opção metodológica deste Projecto de Educação Social, permitiu responder aos interesses dos alunos na escola. Organizaram e deram "aulas" aos colegas, realizaram entrevistas e deram a conhecer o Projecto a crianças de outra instituição. Aumentou a sua participação, o poder de decisão, a gestão do tempo e a sua autonomia. Qualificaram-se deste modo as aulas das Actividades de Enriquecimento Curricular e alargou-se o plano de intervenção a outros alunos de outras instituições, fora do âmbito escolar. ABSTRACT: Students of public schools remain too long at school and proposals for the occupation of their time in the Curricular Enrichment Activities present themselves more as an answer - solution to the families and the school problems than for the listening, participating and decision making made by students, at school. Many authors agree that there is an excess of time spent by children at school and also a "colonization" of time made by the logic and thinking of adults, by their expectations and interests that overlap with the real needs of students. The action-research project was developed in the context of a primary school in Leiria, in a 4th year class, during the Curriculum Enrichment Activities. Using listening devices, such as participant observation, group dynamics, Focused Group Discussion, informal conversations, interviews and document analysis, we attended to the problems and needs of children. We obtained the necessary information to find out that there were problems associated with communication between students and teachers, integration of a student at school and also with the routine of homework and school in general. The project was developed based on the purpose of identification of the child - student - citizen with school, according to his/her own choices, development of a place for inclusion of new ideas and attitudes of tolerance and respect among the students, according to an effective democratic participation at school. Participatory Action Research as a methodological option of this Project in Social Education, allowed us to respond to the student’s interests at school. They organized and taught their classmates, conducted interviews and presented the project to other children from another institution. They increased their participation, the power of decision, time management and autonomy. This way, the classes of the Curriculum Enrichment Activities were qualified and the plan of involvement was extended to other students from other institutions, outside the school.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000237316por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação comunitáriapor
dc.subjectEducação das criançaspor
dc.subjectDesenvolvimento das criançaspor
dc.subjectDesenvolvimento psicossocialpor
dc.subjectParticipação dos alunospor
dc.titleProjecto "Os alunos da escola do Alto"por
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010001624.pdf529.94 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.