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Title: Os cursos de tecnologias da saúde em Portugal: análise da construção de uma profissão
Author: Carvalho, Mário António dos Santos
Advisor: Amaral, Alberto
Santiago, Rui
Keywords: Ensino superior
Tecnologias da saúde - Ensino superior - Portugal
Defense Date: 2005
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Com a evolução verificada nos últimos anos no campo da saúde, tornou-se indispensável a criação e desenvolvimento de modelos de formação para os profissionais desta área de actividade profissional cada vez mais adequados e ajustados às novas realidades e necessidades emergentes e ao avanço da ciência. A formação dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica não ficou alheia a isso, tendo conhecido significativas transformações ao longo do tempo no sentido do incremento de maiores capacidades e competências profissionais, através da elaboração de planos de estudos consequentes que permitissem acompanhar o desenvolvimento ocorrido neste sector em particular e da sociedade em geral. Deste modo, os cursos superiores de tecnologias da saúde, em Portugal, têm traçado gradualmente o seu caminho no contexto do sistema educativo nacional, estando actualmente a passar por um processo de crescente desenvolvimento e afirmação. Desta forma, o seu carácter ainda embrionário no seio do ensino superior em Portugal, a sua grande diversidade e especificidade profissional e das formações existentes, bem como a ausência de estudos assumidamente conclusivos sobre estas “profissões”, tornam acrescidas as dificuldades na sua análise e estudo enquanto grupo individualizado de profissionais (técnicos de diagnóstico e terapêutica). O presente trabalho propõe-se contribuir para o reforço da compreensão da génese, construção e desenvolvimento das “profissões” englobáveis na designação de “tecnologias da saúde”. O trabalho é composto por vários capítulos que obedecem a duas componentes estruturais: uma componente teórica e uma componente empírica ou de contribuição pessoal, na qual apresentamos um estudo no âmbito dos objectivos propostos. Na componente teórica, começamos por fazer uma abordagem sobre o conceito de profissão, seguida da apresentação de uma perspectiva histórica sobre a evolução destas profissões e de uma análise sobre o processo de revisão dos planos de estudos de 1990, encerrando esta parte com análise da proposta de plano estratégico para as tecnologias da saúde. Na componente empírica, apresentamos um estudo de diagnóstico de carácter prospectivo ou diagnóstico no âmbito destas áreas profissionais, a partir do qual fazemos uma comparação das profissões no plano internacional (análise documental), dando maior relevo à componente da formação enquanto vector importante na caracterização de uma profissão (sentido sociológico do termo). Como resultado, verificou-se inexistência, em termos gerais, de uma uniformidade nas designações internacionais; de uma dificuldade na identificação de algumas áreas; da existência de diferentes níveis de formação conducentes à titulação profissional; da existência de diferenças ao nível da organização profissional; da existência de diferenças em termos de estatuto profissional entre as diferentes áreas; da existência de diferenças nos níveis de desenvolvimento académico alcançados. Pelo que se conclui acerca da existência de diferentes níveis de desenvolvimento no âmbito do conceito de profissão e/ou profissionalização; da dificuldade de estudo e análise destas profissões enquanto um todo devido ao seu carácter particular e fragmentado; da necessidade de um estudo mais aprofundado e um acompanhamento mais próximo sobre a evolução destas áreas profissionais; da dificuldade na assumpção na designação destas actividades profissionais como verdadeiras “profissões”, no sentido sociológico do termo.
Com a evolução verificada nos últimos anos no campo da saúde, tornou-se indispensável a criação e desenvolvimento de modelos de formação para os profissionais desta área de actividade profissional cada vez mais adequados e ajustados às novas realidades e necessidades emergentes e ao avanço da ciência. A formação dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica não ficou alheia a isso, tendo conhecido significativas transformações ao longo do tempo no sentido do incremento de maiores capacidades e competências profissionais, através da elaboração de planos de estudos consequentes que permitissem acompanhar o desenvolvimento ocorrido neste sector em particular e da sociedade em geral. Deste modo, os cursos superiores de tecnologias da saúde, em Portugal, têm traçado gradualmente o seu caminho no contexto do sistema educativo nacional, estando actualmente a passar por um processo de crescente desenvolvimento e afirmação. Desta forma, o seu carácter ainda embrionário no seio do ensino superior em Portugal, a sua grande diversidade e especificidade profissional e das formações existentes, bem como a ausência de estudos assumidamente conclusivos sobre estas “profissões”, tornam acrescidas as dificuldades na sua análise e estudo enquanto grupo individualizado de profissionais (técnicos de diagnóstico e terapêutica). O presente trabalho propõe-se contribuir para o reforço da compreensão da génese, construção e desenvolvimento das “profissões” englobáveis na designação de “tecnologias da saúde”. O trabalho é composto por vários capítulos que obedecem a duas componentes estruturais: uma componente teórica e uma componente empírica ou de contribuição pessoal, na qual apresentamos um estudo no âmbito dos objectivos propostos. Na componente teórica, começamos por fazer uma abordagem sobre o conceito de profissão, seguida da apresentação de uma perspectiva histórica sobre a evolução destas profissões e de uma análise sobre o processo de revisão dos planos de estudos de 1990, encerrando esta parte com análise da proposta de plano estratégico para as tecnologias da saúde. Na componente empírica, apresentamos um estudo de diagnóstico de carácter prospectivo ou diagnóstico no âmbito destas áreas profissionais, a partir do qual fazemos uma comparação das profissões no plano internacional (análise documental), dando maior relevo à componente da formação enquanto vector importante na caracterização de uma profissão (sentido sociológico do termo). Como resultado, verificou-se inexistência, em termos gerais, de uma uniformidade nas designações internacionais; de uma dificuldade na identificação de algumas áreas; da existência de diferentes níveis de formação conducentes à titulação profissional; da existência de diferenças ao nível da organização profissional; da existência de diferenças em termos de estatuto profissional entre as diferentes áreas; da existência de diferenças nos níveis de desenvolvimento académico alcançados. Pelo que se conclui acerca da existência de diferentes níveis de desenvolvimento no âmbito do conceito de profissão e/ou profissionalização; da dificuldade de estudo e análise destas profissões enquanto um todo devido ao seu carácter particular e fragmentado; da necessidade de um estudo mais aprofundado e um acompanhamento mais próximo sobre a evolução destas áreas profissionais; da dificuldade na assumpção na designação destas actividades profissionais como verdadeiras “profissões”, no sentido sociológico do termo.
Description: Mestrado em Políticas e Gestão do Ensino Superior
URI: http://hdl.handle.net/10773/10792
Appears in Collections:DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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