Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10726
Title: Impacte da responsabilidade social na performance dos colaboradores
Author: Cerqueira,Cátia Sofia Costa,
Advisor: Mota,Jorge Humberto Fernandes,
Moreira,António Carrizo
Keywords: Gestão
Responsabilidade social das empresas
Construção civil
Satisfação profissional
Defense Date: 12-Dec-2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho pretende compreender os efeitos internos da RSE, no sector da construção civil, examinando o impacte das práticas de RSE na perspetiva de um colaborador interno e a influência na performance do mesmo. Contribuindo, assim, para a criação de conhecimento numa vertente ainda pouco investigada. O objetivo central é demostrar quais os intervenientes e o impacte destes na mediação da relação entre a RSE e a performance do colaborador. No modelo conceptual proposto, a RSE influência a performance através de três variáveis intervenientes: satisfação no trabalho, comprometimento organizacional e confiança. Na concretização do estudo, realizou-se a revisão da literatura e a obtenção dos dados foi efetuada através de um questionário online, enviado aos colaboradores de 8 empresas de construção civil. Os resultados da análise suportam as hipóteses propostas. Concluindo-se que a RSE leva a satisfação e a confiança a aumentarem a performance dos colaboradores, direta e indiretamente, através do comprometimento organizacional. E, que a implementação de práticas de Responsabilidade Social (RS) pelas empresas é uma forma de promoverem o aumento da performance dos seus colaboradores.
This study aims to understand the internal effects of CSR in the construction industry, examining CSR from the perspective of an internal employee and its influence on the employee performance. Thus contributing to the creation of knowledge in an area poorly investigated. The main purpose is to prove which actors and their impact on the relationship between CSR and employee performance. In the conceptual model proposed, the CSR affects performance through three intervening variables: job satisfaction, organizational commitment and trust. To accomplish the study, a literature review was conducted and the data collection was performed via an online question form, sent to employees of 8 construction companies. The analysis results support the hypotheses. Concluding that CSR leads to an increase in satisfaction and trust and therefore to an increase in the employees’ performance, directly and indirectly, through organizational commitment. The implementation of Social Responsibility (SR) practices by companies is a way to promote the improvement of their employees’ performance.
Description: Mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10773/10726
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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