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http://hdl.handle.net/10773/10725
Title: | Desenvolvimento de novos produtos - uma revisão da literatura |
Author: | Karachun,Hanna Leonidivna, |
Advisor: | Moreira,António Carrizo |
Keywords: | Gestão Novos produtos Processos de fabrico |
Defense Date: | 12-Dec-2012 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A fase atual de globalização, turbulência, fortes mudanças, incerteza e
competitividade leva às organizações a reformularem as suas estratégias, a
adotares práticas e metodologias de gestão diferenciadas e a implementarem
novas formas de negócio geradoras de vantagem competitiva. Tal
competitividade de longo prazo de muitas organizações depende do seu
sucesso nas capacidades de inovação e de desenvolvimento de produtos.
Sendo que o desenvolvimento de novos produtos tem sido reconhecida como
uma das atividades mais importantes das empresas.
Deste modo, o objetivo do t rabalho é analisar e compreender a literatura
científica recentemente produzida pelos autores na área de desenvolvimento
de novos produtos, de modo a identificar e classificar os principais domínios de
conhecimento, possíveis ligações, bem como a natureza dos artigos e
ferramentas anal íticas utilizadas.
Neste estudo a revisão da literatura e a análise de conteúdo foi realizada em
461 artigos focados no desenvolvimento de novos produtos, publicados em
três revistas de topo (Journal of product innovation management, R&D
management e Technovation) entre os anos 2000 e 2010.
Como principais resultados e conclusões podemos afi rmar que a maior parte
dos artigos analisados eram da natureza empírica, sendo os métodos de
recolha de dados frequentemente utilizados são ent revistas e questionários. O
método qualitativo foi mais popular nos artigos das revistas Technovation e
R&D management, enquanto JPIM utiliza os métodos anal íticos como análise
de regressão, análise fatorial, ANOVA. Notou-se uma falta de uso de métodos
anal íticos mais sofisticados como análise discriminante e modelo de equações
estruturais.
Dos 461 artigos analisados, foi possível criar 13 categorias principais:
ambiente global de negócios, inovação, equipas de DNP, estratégias de
cooperação, envolvimento de cliente/usuário, integração de fornecedores em
DNP, gestão de conhecimento, orientação para o mercado, I&D, riscos e
falhas em DNP, produtos e processos, comercialização e lançamento e
desempenho em DNP. DNP é uma área de investigação madura que integra
muitos conceitos e assuntos indisciplinares. In the current phase of globalization, turbulence, strong changes, uncertaint y and competitiveness organizations needs to reformulate their strategies, practices and management methodologies, implement new ways of business to generate competitive advantages. Such long-term fi rms competitiveness depends on their success in innovation capabilities and product development. The new product development has been recognized as one of the most important activity of the companies. The objectives of this study is to analyze and understand the scientific literature recently produced by the authors in the area of new product development in order to identify and classify the main knowledge field, possible links, as well as the nature of the articles and used analytical tools. In this study, a literature review and content analysis was performed on 461 articles focused on new product development (NPD) published in 3 selected journals (Journal of product innovation management, R&D management and Technovation), from 2000 to 2010. As the main results and conclusions consists that most of the analyzed articles were empirical, the methods of data collection are often used interviews and questionnai re. The qualitative method was the most popular in the articles of journal Technovation and R&D management, while JPIM used analytics methods such regression analysis, factor analysis and ANOVA. We noticed a lack of the use of the more sophisticated methods as discriminate analysis and structural equation model. Among 461 analyzed articles it was possible to create 13 main categories: global business envi ronment, innovation, NPD teams, cooperation strategies, involvement of client/user, supplier integration in NPD, knowledge management, market orientation, R&D, risk and failures, products and process, launch and commercialization, and NPD performance. NPD is an area maturing that integrate many concepts and interdisciplinaries issues. |
Description: | Mestrado em Gestão |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10725 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
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