Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1064
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNeto-Mendes, António Augustopor
dc.contributor.authorAmaral, Teresapor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:31:13Z-
dc.date.available2011-04-19T13:31:13Z-
dc.date.issued2009por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1064-
dc.descriptionMestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativaspor
dc.description.abstractA frequência de explicações não é um fenómeno recente, mas ultimamente tem vindo a assumir novas dimensões a que não parece ser alheia a importância atribuída às notas escolares, a nova vaga de exames que foram sendo introduzidos no sistema educativo e as médias exigidas para acesso a determinados cursos do Ensino Superior. Com este trabalho pretendemos analisar o impacto das explicações ao nível da sala de aulas, nomeadamente no condicionamento da relação pedagógica e da dinâmica cognitiva e afectiva do grupo/turma. A abordagem compreensiva e clara desta temática das explicações levou-nos a considerarem simultaneamente, três pilares da educação: os professores e os alunos enquanto elementos estruturantes da relação pedagógica; a natureza dos conhecimentos que dão forma ao currículo e o modo com este se produz; e o contexto social e económico em que se inscreve o sistema educativo. Privilegiámos o estudo de caso e a abordagem essencialmente qualitativa, com destaque para o tratamento descritivo dos dados, do inquérito por questionário a alunos e professores de uma escola secundária com terceiro ciclo. Recorremos ainda a observações e conversas informais com actores (alunos e professores) com um conhecimento profundo da realidade escolar. A leitura dos dados permite inferir que a frequência de explicações interfere, de forma explícita e implícita, nas atitudes dentro da sala de aulas, alterando posturas comportamentais de alunos e professores. ABSTRACT: The frequency of tutoring lessons is not a recent phenomenon, but lately it has taken on new dimensions which is related to the emphasis on grades, the next wave of exams that have been introduced into the education system and the means required to access certain courses of higher education. With this paper we analyze the impact or tutoring lessons on the level of the classroom, particularly in the conditioning of the pedagogical and cognitive and emotional dynamics of the group /class. A comprehensive approach and clear explanation of this issue led us to consider simultaneously three pillars of education: teachers and students as key aspects of the pedagogical relationship, the nature of knowledge that shape the curriculum and the way it is produced, and the social and economic context in which the education system is embedded. We have emphasized an essentially qualitative case study approach especially for the treatment of descriptive data, the survey of students and teachers from a secondary school, including 7, 8 and 9 forms. We also use observation and informal conversations with students and teachers with a thorough knowledge of school reality. The reading of data to suggest that the frequency of tutoring lessons interfere, developing explicit and implicit attitudes in the classroom, changing students and teachers behavioral attitudes.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000232307por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPolítica educativapor
dc.subjectEducação extra-escolarpor
dc.subjectSucesso escolarpor
dc.subjectDesenvolvimento das competênciaspor
dc.titleO impacto das explicações ao nível da sala de aula: estudo de casopor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010000493.pdf3.63 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.