Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1061
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPardal, Luís Antóniopor
dc.contributor.authorBessa, Ana Maria Ferreira dos Santospor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:31:11Z-
dc.date.available2011-04-19T13:31:11Z-
dc.date.issued2009por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1061-
dc.descriptionMestrado em Ciências da Educaçãopor
dc.description.abstractOs professores são pessoas que sofrem influências, deixam-se influenciar e influenciam os outros. São detentores de crenças e de imagens que vão construindo e reconstruindo num dado contexto, a escola, que tem características e dinâmicas próprias. Todas as escolas são iguais e diferentes e ali coexistem distintos actores sociais interagindo e estabelecendo relações de proximidade ou de afastamento. O que pensará este profissional da educação, hoje, sobre o que é ser professor? Quais as representações que os professores têm deles próprios? Estas foram as questões que orientaram o nosso estudo. Para compreendermos quais as imagens que os professores do ensino básico detêm de si próprios, abordámos os conceitos de representação social, identidade, professor e profissão. Estudámos uma escola no litoral do distrito de Aveiro, onde inquirimos os professores sobre o que pensavam sobre professor, profissão, identidade docente e trabalho docente. ABSTRACT: O Teachers are people who suffer influences, who are influenced and who influence others. They are the holders of beliefs and images that they build and rebuild within the school context, which has its own characteristics and dynamics. All schools are equal and at the same time different and there you find the coexistence of distinct social actors interacting and establishing relationships of proximity or of distance. What does today’s teaching professional think about what it is to be a teacher? What representations do teachers have of themselves? These are the questions that guided our study. To understand what images compulsory education teachers (teaching 6 to 14 year-olds) have of themselves, we studied the concepts of social representation, identity, teacher, and profession. We studied a school in the coastal area of the Aveiro district, where teachers were asked about what they thought about being a teacher, profession, teaching identity and work.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000231987por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCiências da educaçãopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectRepresentação socialpor
dc.subjectProfissão docentepor
dc.titleProfessor do ensino básico: representação social de si e da profissãopor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010000454.pdf445.66 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.