Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/10599
Title: | Intercompreensão e línguas românicas no 3º ano de escolaridade |
Author: | Neto, Mariana dos Santos |
Advisor: | Andrade, Isabel |
Keywords: | Ensino de línguas Línguas românicas Diversidade linguística Pluralismo cultural Prática pedagógica - Ensino básico 1º ciclo Ensino da leitura Ensino da escrita |
Defense Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Este relatório de estágio, elaborado a partir de um projeto de intervenção educativa, com uma turma do 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, teve como principais finalidades sensibilizar os alunos para a diversidade linguística e cultural e compreender como é que as atividades de compreensão escrita em línguas românicas desenvolvem a competência leitora dos alunos.
Tratando-se de um estudo de tipo investigação-ação, foram recolhidos dados através da observação direta e de fichas de trabalho por escrito, com atividades que envolveram o processo de intercompreensão entre línguas românicas.
A análise destes dados permitiu concluir que os alunos ficaram sensibilizados para a diversidade linguística e cultural e que as atividades de compreensão escrita em línguas românicas desenvolvem a competência leitora dos alunos. Por isso, constatou-se que os alunos são capazes de transferir conhecimentos da língua portuguesa para outras línguas românicas. This trainee report was elaborated based on a education treatment project, with a 3th class of 1st cycle of primary school, and the main goals was sensitize the students to the and cultural diversity, and understand how the write comprehension activities in romance languages and develop the reading capability of the students. This was a research and applied study in field, and it was collected data through direct observation and from writing worksheets, with activities that involves the process of intercomprehension among romance languages. The analyses of these data allowed to conclude that the students was sensitized to the diversity and cultural linguistic, as well as, writing compression activities in romance languages developed the reading capability of the students. Therefore, it was found that the students are able to transfer knowledge from Portuguese language to other romance languages. |
Description: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10599 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.