Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10572
Title: As atitudes dos alunos face às ciências da terra e da vida
Author: Gonçalves, Anabela Maria Ventura
Advisor: Almeida, Patrícia Glória Soares de Albergaria de
Keywords: Ensino das ciências biológicas
Motivação educativa
Motivação dos alunos
Interesses dos alunos
Papel dos professores
Papel dos pais
Alunos do básico 3º ciclo - Aveiro (Portugal)
Alunos do secundário - Aveiro (Portugal)
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho de investigação incidiu sobre o estudo das atitudes dos alunos face às Ciências da Terra e da Vida. A motivação que esteve na sua base foi a preocupação demonstrada por estudos nacionais e internacionais de que há cada vez menos alunos a optar pela área das ciências. Deste modo procurámos verificar se os alunos apresentam atitudes diferentes em dois níveis de ensino perante uma disciplina ou conteúdos, especificamente perante a disciplina de Ciências da Terra e da Vida. Paralelamente procurámos identificar quais os principais fatores que poderão influenciar as atitudes dos alunos face às Ciências da Terra e da Vida, concretamente, perceber se existem mudanças nas atitudes dos estudantes de acordo com o seu género, o interesse do aluno pela disciplina, o professor e, por outro, compreender até que ponto os pais e/ou familiares têm influência nas escolhas que os estudantes manifestam. Como metodologia de recolha de dados recorremos ao inquérito por questionário, aplicado a 48 alunos do ensino Secundário e 38 do ensino Básico, todos de uma escola secundária do distrito de Aveiro. Os resultados obtidos indicam que existem diferenças nas atitudes dos alunos dos dois níveis de ensino, tendo-se verificado um maior número de alunos a querer seguir ciências no 11º ano, do que no 8º ano. Não se verificou a influência direta dos pais na escolha dos alunos, mas confirmou-se que o interesse pela disciplina está relacionado com as atitudes que os alunos adotam. Encontrou-se uma possível influência do professor no interesse dos alunos pela disciplina. Em relação às diferenças de género, estas não são expressivas, com exceção da preferência das raparigas por biologia verificada nos alunos do 11º ano.
This research work focused on the study of students' attitudes towards the Earth and Life Sciences disciplinary field. The motivation to develop this study were the results of several national and international studies showing that currently the number of students choosing science courses is decreasing. Thus we tried to verify if the students' attitudes towards the Earth and Life Sciences differ in two levels of schooling. We tried to identify the main factors that may influence the students’ attitudes towards the Earth and Life Sciences; more specifically we aimed to understand the role played by gender, by the interest in the discipline and by the teacher, on students’ attitudes. We also aimed to understand the extent to which parents and/or relatives influence the students’ choices regarding their future career. We have designed and applied a questionnaire to 48 secondary students and 38 basic students. The results indicate that students' attitudes change over their academic path, and it was proven that there was a bigger number of students choosing sciences on the 11th grade, rather than on the 8th grade. No direct influence of the parents on the students’ choice was found. However, it was confirmed that the students’ interest in a subject is related to their attitudes towards that subject. We found a possible influence of the teacher in student interest in the discipline. Regarding gender differences, these are not relevant, except for the 11th grade girls’ preference for biology.
Description: Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/10572
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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