Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10526
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTalaia, Máriopt
dc.contributor.advisorLoureiro, Maria Joãopt
dc.contributor.authorLima, Susana Isabel Pereirapt
dc.date.accessioned2013-05-29T15:59:30Z-
dc.date.available2013-05-29T15:59:30Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/10526-
dc.descriptionMestrado em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundáriopt
dc.description.abstractO presente trabalho pretende apresentar um estudo de caso, com enfoque predominantemente qualitativo, desenvolvido com uma turma de alunos, na disciplina de Física e Química A do 10.º ano de escolaridade, na Escola Secundária Jaime Magalhães Lima, durante a Prática de Ensino Supervisionada. A finalidade do estudo prendia-se com a conceção e implementação em sala de aula de uma abordagem didática ao tema Miniprodução Fotovoltaica, no contexto do tema “A radiação solar na produção de energia elétrica – painel fotovoltaico”, que se descreve e fundamenta. Na conceção das estratégias de ensino, que têm subjacente uma Perspetiva de Ensino por Pesquisa no que respeita à Educação em Ciência, utilizaram-se abordagens de ensino baseadas na Resolução de Problemas e CTS e exploraram-se as Tecnologias da Informação e Comunicação. Pretendeu-se ainda avaliar o impacto da abordagem didática ao nível das aprendizagens dos alunos relacionadas com o tema da Miniprodução Fotovoltaica. Para analisar a evolução das aprendizagens dos alunos recorreu-se a mapas conceptuais e à análise de documentos produzidos pelos alunos. Os resultados alcançados revelaram que, do ponto de vista didático, a utilização de temáticas que implicam uma participação ativa por parte dos alunos e a sua abordagem partindo de formulação de hipóteses, consegue motivar e mostrar a importância da posse de conhecimento científico como veículo para alcançar a compreensão dos problemas em estudo. A utilização de mapas conceptuais permitiu perceber a organização conceptual dos alunos, detetar falhas ao nível da aquisição de objetivos de aprendizagem previstos e ajudou-os a reorganizar o conhecimento, auxiliando-os a atingir uma compreensão global do tema em estudo.pt
dc.description.abstractThis work intends to present a case of study, focusing predominantly qualitative, developed with a group of students in physics and chemistry in the 10th grade, from the high school Jaime Magalhães Lima, during the Supervised Teaching Practice. The purpose of the study was intended with the conception and implementation in the classroom of a didactic approach to the subject Mini Photovoltaic production, in the context of the topic "Solar radiation in the production of electricity - photovoltaic panel," which describes and bases. In the conception of teaching strategies, which have an underlying perspective of education in respect for Research in Science Education, we used teaching approaches based on the Problem Resolution and CTS and explored the Information and Communication Technologies. It was intended to evaluate the impact of the didactic approach to the level of student learning related to the theme of Mini Photovoltaic production. To analyze the evolving process of student learning analysed conceptual maps and documents produced by the students were used. The achieved results revealed that, in terms of teaching, using themes involving an active participation from the students and their approach starting from the formulation of hypotheses, can motivate and show the importance of possession of scientific knowledge as a way in achieving understanding of the problems under study. Using conceptual maps allows us to realize the conceptual organization of students, detect gaps in the acquisition of learning objectives planned and help them to reorganize the knowledge, helping them to achieve a global comprehension of the present study.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino das ciênciaspt
dc.subjectEnsino multimédia: Ensino secundário: Aveiro (Portugal)pt
dc.subjectPráticas educativaspt
dc.subjectInovação pedagógicapt
dc.subjectAprendizagem pela resolução de problemaspt
dc.subjectEnergia eléctricapt
dc.titleAbordagem didática à miniprodução fotovoltaicapt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf8.87 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.