Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10451
Title: O posicionamento do designer como gestor - uma nova relação com as empresas/organizações
Author: Regadas, Pedro Manuel Silva
Advisor: Sousa, Álvaro José Barbosa de
Keywords: Design
Gestão de projectos
Comunicação nas organizações
Estratégias de comunicação
Publicidade
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A mudança de foco provocada pela evolução do papel do Design(er) ao longo das décadas, alavancou o Design para um fator estratégico de vantagem competitiva, fazendo deste um ativo intangível das empresas e, por consequência, parte importante do seu capital intelectual. Suscitou esta expansão a discussão acerca de como o Design deveria ser gerido, fazendo com que o tema da Gestão ganhasse importância para os Designers e lhes ampliasse o espectro de conhecimento e o campo de atuação. Neste contexto a presente tese explora as lacunas observadas, propondo uma nova visão para o posicionamento do Designer. A solução proposta passa pela criação de uma relação de aproximação às competências do gestor, tornando-se, assim, a sua evolução natural. Desta forma poder-se-á concretizar na plenitude a direção, gestão e execução de um projeto de Design. Essa responsabilidade adicional de direção de projeto requer competências específicas de Gestão do Design que, devidamente coordenadas com as competências técnicas, transformam o Designer num elemento estratégico. Definir esta posição é contribuir para que o Design e a Comunicação se tornem, de facto, ferramentas centrais para a competitividade do mercado nacional e para que os Designers sejam dos seus principais agentes. Para a elaboração desta dissertação recorreu-se a conceitos considerados fundamentais em Design, Gestão do Design e Identidade, avançando na discussão específica da formação do Designer-Gestor e do Gestor de Design, destacando conhecimentos e competências necessários para a sua atuação profissional. Por fim propõe-se um programa de integração do Design no UPTEC (Parque da Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto) no sentido de integrar as competências do Design(er) na missão e valores da organização, enquanto disciplina de valor acrescentado.
The focus shift determined by the evolution of the Design(er)’s role in the past decades, leveraged Design to a strategic factor of competitive advantage, making it a unquestionable asset in companies and therefore an important part of its intellectual capital. This evolution arouse the discussion on how Design should be managed, increasing the importance of Management for Designers and expanding both their knowledge spectrum and field of action. In this context the present master dissertation explores the identified gaps and suggests a new vision of the Designer’s positioning. The proposed solution implies the development of a closer relationship to the manager skills, being, its natural evolution. The designer will then be able to fully lead, manage and execute a Design project. This additional responsibility over the project leadership requires specific Design management skills which, dully coordinated with technical competence, makes the Designer a strategic element. To specify this position, is to contribute to the fact that Design and Communication become, indeed, central tools for the national market competitively and to have the Designers amongst the major actors. Concepts considered fundamental in Design, Design management and identity were used for the elaboration of this dissertation, progressing in the discussion specific to the Designer-Manager and Design manager training, emphasizing necessary knowledge and competence for his professional action. Finally it is suggested a integration program of Design at the UPTEC (University of Porto Technology Science Park) aiming at incorporating the skills of the Design(er) in the mission and values of the organization, as a discipline of value added.
Description: Mestrado em Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/10451
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7324.pdf1.89 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.