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http://hdl.handle.net/10773/10447
Title: | Exploração de novos paradigmas para serious games - a motivação para a aprendizagem não-formal das ciências |
Author: | Ribeiro, Mónica Isabel Martins |
Advisor: | Veloso, Ana Isabel |
Keywords: | Comunicação multimédia Ensino das ciências Educação informal Actividades extra-escolares Motivação para a aprendizagem Crianças em idade escolar Comportamento lúdico infantil Jogos educativos |
Defense Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A presente dissertação tem como objetivo explorar novos paradigmas para Serious Games em interface tangível, com vista a promover a aprendizagem não formal das ciências junto de crianças dos 5 aos 12 anos de idade. É composta por uma vertente teórica que enquadra o trabalho e uma vertente mais prática, onde é desenvolvido o jogo através da metodologia participatory design, posteriormente avaliado com recurso à metodologia observacional. É também proposta uma reformulação no design da instalação multimédia interativa IMP.cubed, projeto da Universidade de Aveiro em parceria com a Universidade de Concordia, Montreal, Canadá.
Neste contexto, esta dissertação abrange uma vasta panóplia de áreas do conhecimento, nomeadamente: a) as teorias da aprendizagem, que ajudam a caracterizar o público-alvo; b) as teorias de jogos e Serious Games, que apoiam no desenvolvimento do jogo; c) o design de jogos e de instalações multimédia, que permitem a execução.
Uma avaliação preliminar das sessões de participatory design revelou que as crianças se sentem bastante participativas aquando envolvidas num projeto deste género. Paralelamente, é mais fácil ir ao encontro das suas expectativas conhecendo-as à partida. A avaliação final do protótipo revelou fragilidades na tecnologia, mas elevadas potencialidades para a motivação na aprendizagem não formal das ciências e outras áreas que se possam vir a adicionar na instalação. The present thesis has the main aim to explore new paradigms for Serious Games in tangible interfaces, in order to promote non-formal scientific learning among children from ages 5 to 12 years old. It is composed of both a theoretical and also practical model, where a game is developed through a participatory design methodology, then evaluated with the use of an observational method. It is also suggested an intervention in renovating the design of the interactive multimedia installation IMP.cubed, a project of the University of Aveiro in partnership with Concordia University, Montreal, Canada. In this context, this work covers a wide range of knowledge areas, that includes: a) learning theories that help to portray the target audience, b) game and Serious Games theories, which support the development of the game; c ) the design of game and multimedia installations which allows its execution. A preliminary assessment of participatory design sessions revealed that children feel pretty much involved in a project of this kind. Moreover, it is easier to meet their expectations knowing them in advance. The final evaluation of the prototype has highlighted weaknesses in the technology used, but high potential for motivation in non-formal scientific learning and other areas that might be supplementary in these types of installations. |
Description: | Mestrado em Comunicação Multimédia |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10447 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
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