Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10440
Title: O parque na cidade contemporânea - comunicar o espaço público através da memória coletiva, no Parque Infante D. Pedro
Author: Pinho, Maria Helena Almeida
Advisor: Franqueira, Teresa
Costa, Rui Carlos
Keywords: Design
Arquitectura paisagista
Parques florestais - Aveiro (Portugal)
Marketing cultural
Urbanismo
Espaço público
Preservação do património
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este estudo apresenta uma reflexão sobre a relação dos espaços verdes urbanos com a cidade contemporânea e a importância da intervenção do design no espaço público. Trata-se também de uma análise da ligação do parque com a memória, história e identidade, a partir do estudo do caso Parque (Infante D. Pedro) da Cidade de Aveiro e do projeto resultante dessa investigação. No contexto deste território, o projeto ambiciona revitalizar o Parque Infante D. Pedro, torná-lo num elemento transportador de identidade. Hoje em dia, este é um espaço esquecido pela população, sendo apenas um local de passagem e não de vivência. Assim o principal objetivo é fazer com que haja uma maior vivência do Parque. Com base na análise realizada pretende-se aproximar o parque da população, mais precisamente da população infantojuvenil e sénior. O aumento da vivência deste lugar será feito através da promoção da valorização das suas memórias, com a colaboração da população local. Contar-se-ão, de modo informal, as histórias (memórias) do parque à cidade, para aproximá-lo dos aveirenses, promovendo a sua humanização. Criando e/ou relembrando assim laços afetivos entre os habitantes locais e a natureza, que ajudem a quebrar a barreira de distanciamento existente em relação à mesma. Esta proposta resulta na criação de trilhos da memória, para serem desfrutados quer física quer virtualmente. Como estratégia coloca-se a tónica na imaginação, procura-se devolver o espaço público aos cidadãos, convidando à interação e à partilha comum, valorizando igualmente a qualidade antropológica deste lugar assim como o ambiente urbano. palavras-chave resumo
This study presents a reflection on the relationship of urban green spaces with the contemporary city and the importance of the intervention of the Design in a public space. It is also about an analysis of the connection between the park and the memory, history and identity from the Park case study (Infante Dom Pedro) and Aveiro City project resulting from this same research. Within this territory/area, the project aims to revitalize the Park “Infante Dom Pedro”, making it be carrier of Identity elements. Today, this is a forgotten space by the population, with only a “crossing by” definition and not a space where people live experiences. Thus, the main goal is to imply a bigger level of experience and shared moments in the park. Based on the analysis made, the intention is to bring closer all the park's population, more precisely juvenile and senior population. Increased experience of this place will be done by the promotion of the valuing of their memories, with the collaboration the local population. Stories (memories) shall be shared under an informal way, of the park to the city, to bring it closer to the Aveiro population, promoting their humanization. Creating and / or remembering emotional bonds between locals and nature, to help breaking the distance barrier existent. This proposal results in the creation of memory rails to be enjoyed both physically and virtually. As a strategy the emphasis is placed on imagination, seeking to return public space to the citizens, inviting interaction and common shares, valuing equally the anthropological quality of this place as well as the urban environment.
Description: Mestrado em Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/10440
Appears in Collections:DeCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7328.pdf149.47 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.