Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10439
Title: O projeto PmatE e a aprendizagem da matemática no ensino superior
Author: Aquino, Sónia Isabel Vieira Mortágua Pais de
Advisor: Pereira, Isabel Maria Cabrita dos Reis Pires
Anjo, António José Batel
Keywords: Ensino multimédia
Ensino superior: Portugal
Processo de Bolonha
Ensino da matemática
Ensino assistido por computador
Estratégias da aprendizagem
Projectos educativos: Aveiro (Portugal)
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O contexto educacional exige renovação de paradigmas. Impõem-se profundas alterações ao nível do papel e da função do professor e dos alunos, devendo-se privilegiar metodologias de aprendizagem ativas, cooperativas e participativas, rompendo-se com o ensino magistral e a mera transmissão de ‘conhecimentos’. As ferramentas informáticas poderão constituir-se uma mais-valia no contexto educativo, promovendo uma aprendizagem significativa e autorregulada pelo aluno, sempre sob a adequada orientação do professor. Neste contexto, foi criado, na Universidade de Aveiro, o Projeto Matemática Ensino (PmatE), com o principal objetivo de combater, de uma forma inovadora, as causas do insucesso escolar a matemática. No entanto, tal plataforma ainda não foi alvo de uma avaliação sistemática, nomeadamente ao nível do ensino superior, que nos permita concluir da consecução dos seus propósitos. Assim, a questão de investigação subjacente ao estudo em curso é - Qual o impacte da utilização diferenciada, como complemento à abordagem didáctica, da plataforma de ensino assistido (PEA) desenvolvida pelo PmatE na aprendizagem de temas matemáticos ao nível do Ensino Superior, principalmente ao nível da autonomia, da construção e aplicação de conhecimentos e do desenvolvimento de apetências pela Matemática. Para se tentar dar resposta à mesma, implementou-se um estudo misto, quantitativo e qualitativo, com alunos da unidade curricular Análise Matemática I do Curso Engenharia Alimentar de um Instituto Politécnico português, a quem se propôs uma exploração prévia da plataforma extra-aula para que, nesse espaço, se pudesse conceptualizar os conceitos envolvidos e realizar tarefas variadas quanto à sua natureza. Usaram-se como principais técnicas de recolha de dados a análise documental, a inquirição e a observação direta, suportadas pelos diversos instrumentos: Questionário Inicial e Final; testes de avaliação, nas versões pré-teste, pós-teste1 e pós-teste2; produções de uma bateria de tarefas de natureza diversificada; registo computorizado do percurso dos alunos relativamente ao trabalho por eles desenvolvido na plataforma do PmatE; notas de campo; dossier dos alunos e entrevistas. Os resultados obtidos, a partir de uma análise estatística dos dados quantitativos e de conteúdo dos dados qualitativos, indicam, por um lado, que os alunos mais autónomos, mais persistentes e que obtêm os melhores resultados são os alunos que usaram a plataforma com frequência e, por outro, que a utilização da plataforma contribuiu para aumentar o gosto pela Matemática. Este estudo permitiu, também, obter informação importante sobre aspetos que poderão melhorar a plataforma, em particular, relativos à natureza das tarefas e à resolução dos exercícios propostos.
The educational context requires a renewal of paradigms. More active, cooperative and participative methodologies of learning must be privileged. Profound changes to the role and function of the professor and the students are particularly vital. Active, cooperative and participative methodologies must be privileged, breaking with magisterial education and the mere transmission of knowledge. Informatics tools can become a major element in the educational context, promoting significant and self-regulated learning for the student, always under the adequate orientation of the teacher. Being aware of this need, the Mathematics Education Project (PmatE) was created in the University of Aveiro, with the main objective of identifying and counteracting the causes of school failure in mathematics in an innovative approach. However, the PmatE platform has not yet been subjected to the kind of systematic evaluation, especially in higher education, that would allow us to understand in what conditions the goals can be achieved. Thus, the question underlying this explanatory research is: “What impact does the platform of assisted education developed by PmatE have, as a complement of the didactic approach, in the process of learning math subjects at university level?”, regarding the develoopment of autonomy abilities, the ability to transfer acquired knowledge to other mathematical situations and the development of appetence towards mathematics. The study encompassed students enrolled in the curricular unit of Mathematical Analysis I (2008/2009 1st semester), integrated in the plan of studies of Food Engineering of a Portuguese Polytechnic Institute. In parallel with the lessons, the students explored the platform and worked with it. Thus, inside the classroom was possible to work with another type of tasks. For the data collection, we privileged the inquiry techniques, direct observation and documental analysis and the following instruments: an initial and a final questionnaire, assessments tests (in versions: pre-test, post-test1 and post-test2), a battery of tasks of diverse nature, computerized records of the students’ performance on PmatE’s platform, field notes and interviews. The results obtained indicate that students who are more autonomous, more persistent and who get better results are the students who used the platform frequently and that the use of PmatE platform contributed to increase the liking for mathematics. It also allowed us to obtain important information about aspects to improve the platform, in particular concerning the nature of tasks and the resolution of the proposed exercises.
Description: Doutoramento em Didáctica e Formação
URI: http://hdl.handle.net/10773/10439
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DE - Teses de doutoramento

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